Dados do Trabalho


Título

Impactos da Cetamina em pacientes com ideação suicida: uma revisão

Descrição

Introdução: O suicídio é a segunda causa mais importante de morte entre adolescentes e adultos jovens. Os antidepressivos podem reduzir o risco de suicídio, porém possui entraves em relação à velocidade de seus efeitos e à condição dos pacientes que fazem o seu uso. Recentemente, a utilização da cetamina demonstrou efeito rápido em pacientes com ideação suicida. Portanto, é necessário analisar novas formas de tratamento, a fim de garantir um prognóstico bom e individualizado para o paciente. Objetivos: Descrever os achados em relação ao uso da cetamina no tratamento de pacientes com ideação suicida. Métodos: Foi realizado um estudo de revisão narrativa através de busca eletrônica em julho de 2024 na base de dados PubMed, foram utilizados os descritores “ketamine”, “depression” e suas variações obtidas através do MeSH, e filtros de ensaios clínicos, ensaios controlados e randomizados, estudos em humanos, publicados nos últimos 5 anos. Foram incluídos estudos publicados originalmente em inglês e excluídos aqueles com métodos pouco claros ou mal descritos e que não se relacionavam com a proposta do presente estudo. Resultados: Após a aplicação dos filtros, 2 estudos foram selecionados para o escopo desta revisão. Um deles, foi realizado em uma população de 156 participantes, com duração de 6 semanas e duas infusões de cetamina (n=73) ou placebo (n=83). E o outro, em uma amostra de 84 pacientes, duração de 2 semanas e dose única de cetamina (n=42) ou midazolam (n=42). O primeiro estudo, demonstrou uma taxa de remissão suicida em 63% nos que fizeram uso da cetamina, enquanto nos que utilizaram placebo a taxa foi de 31,6%. Foi observado também, que as mudanças ocorreram 40 minutos após a infusão e persistiram por 3 dias. Além disso, os efeitos da droga persistiram até o final da 6° semana, tendo melhor remissão (69,5%) comparado ao placebo (56,3%), embora não seja significativo uma vez que houve aumento da remissão ao longo do tempo na amostra que fez uso de placebo. Já o segundo estudo, apresentou remissão total da ideação suicida do 2° ao 5° dia. Observou-se também, que apenas os pacientes com transtorno depressivo refratário cujo episódio depressivo atual durou menos de 24 meses e aqueles com 4 ou menos tratamentos antidepressivos com falha foram beneficiados. Além disso, notou-se que o efeito antidepressivo persistiu por até 2 semanas, enquanto o efeito anti suicida durou apenas 5 dias. Os dois estudos verificaram que a cetamina foi bem tolerada e não apresentou efeitos adversos graves, além de diminuir significativamente os sintomas. Conclusão: Comparando os estudos, notamos que a cetamina possui rápidos efeitos em pacientes com ideação suicida e distúrbios depressivos, demonstrando eficácia e segurança na remissão dos sintomas a curto prazo.

Referência 1

Tung-Ping S, Cheng-Ta I, Wei-Chen L et al. A Randomized, Double-Blind, Midazolam-Controlled Trial of Low-Dose Ketamine Infusion in Patients With Treatment-Resistant Depression and Prominent Suicidal Ideation. Int J Neuropsychopharmacol. 2023; 26(5): 331- 339.

Referência 2

Abbar M, Demattei C, El-Hage W et al. Ketamine for the acute treatment of severe suicidal ideation: double blind, randomised placebo controlled trial. Br Med J. 2022; 376: 67-194.

Palavras Chave

Ketamina; depressão

Área

Farmacologia

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF - Minas Gerais - Brasil

Autores

ALICE FERREIRA DA ROCHA, ADRIANA ELISA CARCERERI DE OLIVEIRA, LARA RAPOSO VASTI ESTEVES DA CUNHA, MARCELLA MOREIRA PIRES, PEDRO PAULO RIBEIRO FARIA FERREIRA, RAFAELA TANCREDO DUTRA JACINTO