Dados do Trabalho


Título

Uso de Toxina Botulínica tipo A Para Tratamento de Bruxismo: Relato de caso

Descrição

Introdução: A possibilidade de tratamento do bruxismo com uso de toxina botulínica tipo A (TB-A) tem recebido atenção pela capacidade de intervir diretamente na contração da musculatura envolvida e potencialmente diminuir a sobrecarga muscular e da articulação temporomandibular, interrompendo a cascata de eventos que levam à disfunção temporomandibular (DTM) e seus sintomas. A seguir, relato de paciente com diagnóstico de bruxismo e dor orofacial, cefaleia e cervicalgia manejado com TB-A aplicada nos músculos masseter e temporal com significativo alívio da queixa álgica. Relato de Caso: Paciente de 26 anos, masculino, buscou atendimento especializado em dor com queixa de dor orofacial, principalmente em região dos músculos mastigatórios à direita acompanhada de cefaleia holocraniana, de característica tensional, e cervicalgia. Previamente hígido exceto pelo diagnóstico de bruxismo há 5 anos, já em acompanhamento com odontologista. Ao exame físico apresentava hipertrofia do músculo masseter à direita, desgaste dentário mais pronunciado na dentição molar à direita e contratura dos músculos trapézios bilateralmente. Relata uso de aparelho oral, uso eventual de anti-inflamatórios e relaxantes musculares de ação central como ciclobenzaprina prescritos pelo odontologista. Optado pela realização de infiltração de TB-A em musculatura mastigatória à direita sob sedação. Para o procedimento foi decidido pela infiltração dos músculos temporal e masseter direitos, focos principais da dor. Para infiltração do músculo masseter direito, este foi dividido em 6 partes, 3 superiores e 3 inferiores, a partir da linha imaginária que divide a musculatura em duas metades acompanhando a linha da mandíbula. As infiltrações foram realizadas nas regiões inferiores, distribuídas em 3 pontos distanciando-se 2 centímetros um do outro. Não foi infiltrado a região superior devido possíveis danos à glândula parótida e ductos. Foram aplicados um total de 25 unidades da toxina botulínica distribuídas igualmente nestes 3 pontos. Para infiltração do músculo temporal foram distribuídos 4 pontos na musculatura, sendo 3 pontos na diagonal do longo eixo do músculo e 1 ponto por trás da apófise zigomática do osso frontal. Novamente, os pontos foram distanciados por ao menos 2 centímetros e aplicou-se um total de 20 unidades da toxina botulínica nesta musculatura, 5 unidades para cada ponto. Em seguimento, 1 mês após a intervenção, em consulta o paciente relata alívio completo da dor orofacial bem como da cefaleia e cervicalgia. Discussão: O relato de caso descrito corrobora com as recentes pesquisas que apontam TB-A como ferramenta promissora para o manejo dos sintomas do bruxismo e DTM. Observar paciente com melhora importante da queixa álgica após uma única aplicação de TB-A leva a questionar se o emprego precoce desta terapia não teria prevenido a progressão irreversível da DTM e a deterioração do sistema estomatognático apresentados pelo paciente.

Referência 1

Kim DH, Hong HS, Won SY et al. Intramuscular nerve distribution of the masseter muscle as a basis for botulinum toxin injection. J Craniofac Surg., 2010;21(2):588-91.

Referência 2

Vasconcelos AFM, Filho GCS, Cavalcante AB et al. Toxina botulínica nos músculos masseter e temporal: considerações farmacológicas, anatômicas e clínicas. Rev cir traumatol buco-maxilo-fac., 2017; 17(2): 50-54.

Palavras Chave

Dor facial; Toxina botulínica; Bruxismo

Área

Medicina da Dor, Cuidados Paliativos e Cuidados em Fim de Vida

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET SIANEST/HOSPITAL FLORIANÓPOLIS-CEPON - Santa Catarina - Brasil

Autores

LUCAS GADENZ, GABRIELA MARQUES BARBARESCO , BRENO JOSÉ SANTIAGO BEZERRA DE LIMA