Dados do Trabalho


Título

A importância do Protocolo ERAS para a Anestesiologia nos dias atuais

Descrição

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O Protocolo ERAS (Enhanced Recovery After Surgery), ou seja, Protocolo de Recuperação Acelerada Pós-Cirurgia, consiste num conjunto de diretrizes e práticas, o qual visa otimizar a recuperação pós-operatória, reduzir complicações e tempo de internação, sendo vital na anestesiologia contemporânea. Suas abordagens multimodais melhoram o manejo da dor e a função gastrointestinal, promovendo resultados cirúrgicos superiores, bem como maior satisfação dos pacientes. A presente revisão tem como objetivo analisar na literatura a importância do protocolo ERAS para anestesiologia nos dias atuais.

MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada na base de dados do MEDLINE, por meio do buscador PubMed, com os descritores “ERAS Protocol”, “Anesthesiology” e “Impact” em conjunto com o operador booleano AND, obtendo-se 40 artigos dos últimos cinco anos. Após leitura do título e do resumo, foram selecionados dois que atendiam ao objetivo do trabalho.

RESULTADOS: O protocolo ERAS, por seus resultados notáveis em cirurgias colorretais, apresenta uma grande tendência de ser incorporado nas mais diversas áreas cirúrgicas. A abordagem do ERAS, focada na redução do estresse cirúrgico e na manutenção das funções fisiológicas, facilita a recuperação precoce, sem aumentar as taxas de readmissão e reoperação (Zhang, Gu W, Zhang Y, 2021), além de proporcionar diminuição dos custos hospitalares. À medida que a adesão ao protocolo ERAS aumentou ao longo dos últimos anos, houve uma redução adicional no tempo de internação, sem diferenças nas taxas de complicações (Wei et al, 2020). Ademais, a literatura demonstra que o uso do protocolo resultou em maior sobrevida global e sobrevida livre da doença. Desse modo, é notório que esse protocolo é de extrema importância na anestesiologia atual, sendo ainda necessário avaliar os efeitos do ERAS na qualidade de vida dos pacientes, bem como a sua relação com outros fatores à longo prazo.

CONCLUSÕES: Nota-se, portanto, que a relevância do protocolo ERAS está correlacionada com a maior eficácia e segurança do cuidado centrado no paciente. Com a aplicação das orientações anestésicas indicadas nesse protocolo, nota-se a redução no tempo de internação, otimização do manejo da dor, melhoria na coordenação multidisciplinar, redução de complicações pós-operatórias e maior satisfação do paciente atrelada à melhoria da qualidade de vida.

Referência 1

Wei I. H. et al. Monitoring an Ongoing Enhanced Recovery After Surgery (ERAS) Program: Adherence Improves Clinical Outcomes in a Comparison of Three Thousand Colorectal Cases. Clin Surg. 2020. 2020;5:2909.

Referência 2

Zhang, Z.; Gu, W; Zhang, Y. Impact of Enhanced Recovery After Surgery on Long-Term Outcomes and Postoperative Recovery in Patients Undergoing Hepatectomy: A Retrospective Cohort Study. Cancer Manag Res. 2021;13:2681-2690.

Palavras Chave

Protocolo ERAS; anestesiologia; Dias Atuais

Área

Medicina Perioperatória

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - FAMENE - Paraíba - Brasil

Autores

LAÍS SCHULER DE LUCENA CHAVES, PHELIPE DOS SANTOS ARAÚJO, RAFAELLA PESSOA DE MORAIS, JOÃO VICTOR TEOTÔNIO ROCHA, MARIA HELOISA SOARES MARQUES, TARCÍSIO CAMPOS SARAIVA DE ANDRADE