Dados do Trabalho


Título

A APLICABILIDADE DA METADONA PARA MANEJO DA DOR PERIOPERATÓRIA

Descrição

Justificativa e objetivos: O manejo da dor requer a utilização de estratégias multimodais, e a metadona, um antagonista do receptor de N-metil-D-aspartato (NMDA), é um opiáceo com excelente ação analgésica, principalmente a longo prazo, o que motiva estudos sobre a sua utilização. Na literatura, este fármaco foi utilizado no controle da dor, sendo uma opção de baixo custo e com os mesmos efeitos apresentados por outras substâncias da classe dos opióides. O objetivo deste estudo é avaliar a utilização da metadona no pré, intra e pós-operatório em estudos de casos clínicos e descrever os seus resultados.

Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) através da combinação dos descritores: Metadona AND Período Intraoperatório AND Anestesiologia. Além disso, foram selecionados como filtros: texto completo, LILACS e MEDLINE como base de dados, dor pós-operatório e manejo da dor como assunto principal, ensaio clínico controlado, inglês como idioma e artigos produzidos entre os anos de 2021 a 2024. Após a leitura dos três artigos que resultaram, um foi eliminado por inadequação, restando dois artigos compondo o corpus amostral.

Resultados: Em comparação a outras medicações, como morfina ou fentanil, a metadona apresentou eficácia analgésica, não apenas no intraoperatório, mas também no pós-operatório. Além disso, apresentou os efeitos colaterais semelhantes aos demais opióides analisados, porém, possuindo um menor custo. De acordo com Hanna e Senderovich (2021), a metadona não possui evidência científica suficiente para estabelecer seu uso em monoterapia, sendo necessário mais pesquisas para concretizar a aplicabilidade desse fármaco. Contudo, através de um ensaio randomizado, com pacientes submetidos a cirurgias na coluna vertebral, apresentando dor pós-operatória severa, foi possível concluir que a utilização do medicamento, quando associado a cetamina, permitiu a redução da referida dor, avaliada através de escores, além de reduzir a necessidade de opióides pela metade (MURPHY et al., 2021).

Conclusões: Antes da prescrição da metadona, é necessário compreender seu perfil farmacocinético, além de avaliar a experiência do profissional com o fármaco. A utilização do medicamento é realizada, predominantemente, como adjuvante analgésico, e possui resultados em procedimentos sabidamente dolorosos, como cirurgias envolvendo a coluna vertebral. Ainda assim, faz-se necessário uma padronização dos resultados em testes e estudos futuros para alcançar uma construção adequada da utilização da metadona em monoterapia.

Referência 1

HANNA, V.; SENDEROVICH, H. Methadone in Pain Management: A Systematic Review. The Journal of Pain, v. 22, n. 3, p. 233–245, mar. 2021.

Referência 2

MURPHY, G. S. et al. Perioperative Methadone and Ketamine for Postoperative Pain Control in Spinal Surgical Patients: A Randomized, Double-blind, Placebo-controlled Trial. Anesthesiology, v. 134, n. 5, p. 697–708, 1 maio 2021.

Palavras Chave

metadona; Manejo da Dor; anestesiologia

Área

Medicina Perioperatória

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - FAMENE - Paraíba - Brasil

Autores

LAÍS SCHULER DE LUCENA CHAVES, ARTHUR GALVÃO RODRIGUES COSTA, MARIA CAROLINE GALIZA DE MORAIS, GABRIEL LUCENA DE SOUSA REIS, LUANA DE FREITAS MARQUES, ROBERTO CAVALCANTI CIRAULO NETO