Dados do Trabalho
Título
USO DE ANESTÉSICOS PRECOCEMENTE E DÉFICITS NEUROLÓGICOS E PSICOCOMPORTAMENTAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Descrição
INTRODUÇÃO:O uso de anestésicos e sua influência no desenvolvimento infantil, especialmente sob o uso de sedativos precocemente, sempre foi um tema de ampla preocupação dentre a prática médica. Sabe-se que há uma relação forte entre o uso de medicações anestésicas e a degeneração neuronal, especialmente de células hipocampais.. Desse modo, interroga-se a gravidade do uso de sedativos no neurodesenvolvimento de pacientes submetidos a procedimentos durante o período de maior desenvolvimento neuronal. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi verificar por meio de uma revisão sistemática, as potenciais consequências neuropsicológicas do uso de anestésicos em pacientes inferiores aos 4 anos de idade, quanto a frequência de usos e neurodesenvolvimento. MÉTODOS: Foram buscados artigos desde 2020, dentro da base de dados do Pubmed. Foram utilizadas as palavras-chave “Anesthesia”, “Children” e “Neurodevelopment”. Foram aplicados os filtros: “English” e “humans”, e buscou-se apenas revisões sistemáticas. A seleção final foi de 3 artigos, que se relacionavam com a intenção inicial, baseado nos títulos. A escala PRISMA foi utilizada com o intuito de aperfeiçoar essa revisão. RESULTADOS: Dentre os 3 estudos selecionados, foi encontrada uma associação conflituosa, se tratando da quantidade necessária de infusões de anestesia geral para ter algum déficit, quanto ao início de danos já no primeiro contato, ou a partir da multiplicidade de anestesias. No entanto, foi consensual que há algum tipo de degeneração neuropsicológica, especialmente após vários procedimentos, tendo um aumento da incidência de distúrbios de neurodesenvolvimento como um todo, além de um aumento de 30% de risco de desenvolvimento de TDAH. No estudo ING C et al., observou-se uma piora nos escores de externalização (p=0,003), internalização (p=0,001) e no mal comportamento (p=0,001) do Child Behavior Checklist após o contato único com a anestesia geral. Já no estudo Reighard C et al., foi percebido o déficit após contato único ou múltiplo independente da forma da exposição. Dentre as alterações tem-se piora no desempenho escolar (p=0,02), cognição (p=0,03), desenvolvimento geral (p=0,03), linguagem (p=0,01), e interpretação não-verbal (p=0,02). CONCLUSÃO: Por mais que as evidências não entrem em um consenso quanto o tempo de contato e número de aplicações é demonstrado que há relação entre o uso de anestésicos com a degeneração neuronal, tanto no âmbito psicocomportamental como também no desenvolvimento neurológico. Portanto, o uso dessas substâncias deve ser feito sob mãos especializadas de um anestesista ou anestesista-pediátrico, a fim de mitigar os danos do contato com os anestésicos. Além disso, nota-se a necessidade de um acompanhamento precoce as crianças submetidas a anestesia, a fim de prevenir e tratar complicações.
Referência 1
REIGHARD, C. et al. Anesthetic exposure during childhood and neurodevelopmental outcomes: A systematic review and meta-analysis. JAMA network open, v. 5, n. 6, p. e2217427, 2022.
Referência 2
ING, C. et al. Prospectively assessed neurodevelopmental outcomes in studies of anaesthetic neurotoxicity in children: a systematic review and meta-analysis. British journal of anaesthesia, v. 126, n. 2, p. 433–444, 2021.
Palavras Chave
anesthesia; Children; Neurodevelopment
Área
Anestesia Pediátrica
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Autores
NICHOLAS JUNQUEIRA DONATO BRANCO, LARISSA GOMES MELO MATOS, RAPHAEL DE MAGALHAES CIPRIANO, FERNANDO LIMA COUTINHO