Dados do Trabalho
Título
Impactos dos inibidores de TNF-alfa na redução do risco cardiovascular em pacientes com Artrite Reumática.
Descrição
Justificativa e objetivos:A artrite reumatóide (AR) é uma condição inflamatória crônica que não apenas compromete as articulações, mas também está associada a um aumento significativo no risco cardiovascular. A inflamação crônica desta doença contribui para a formação de placas ateroscleróticas e outros problemas cardiovasculares, elevando a morbidade e a mortalidade cardiovascular entre esses pacientes. Os inibidores de TNF-alfa têm mostrado efeitos benéficos além do controle das articulações, potencialmente impactando o risco cardiovascular. No entanto, a evidência sobre o impacto específico dos inibidores de TNF-alfa na redução do risco cardiovascular nesses casos ainda não está totalmente clara. Desse modo, esta revisão sistemática é necessária para sintetizar os dados disponíveis, avaliar a relação dos inibidores de TNF-alfa na redução do risco cardiovascular. Método: O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática, a qual possui a seguinte pergunta norteadora: Em pacientes com artrite reumatoide, o uso de inibidores de TNF-alfa em comparação com o tratamento padrão ou placebo é eficaz na redução do risco cardiovascular? Esta foi elaborada a partir da estratégia PICO (Population, Intervention or exposure, Comparison, Outcome). Realizou-se uma busca nas bases de dados PubMed, Scielo e LILACS usando os descritores: "TNF-alpha inhibitors", "Cardiovascular risk" , "Rheumatoid arthritis" e o operador booleano “AND”. Como critérios de inclusão foram considerados apenas artigos relacionados ao tema nos últimos 3 anos, além disso foi realizada a leitura completa dos trabalhos selecionados. Resultados: Foram encontrados um total de 3 artigos, apenas na base de dados PubMed, dos quais foram selecionados 2 artigos que se enquadrar nos critérios mediante a pergunta PICO proposta. O primeiro artigo, do ano de 2021, mostra que embora os inibidores de TNF-alfa sejam geralmente benéficos, alguns estudos mostraram que eles podem aumentar o risco de eventos cardiovasculares adversos, tendo em vista que eles inibem tanto os receptores TNFR1, quanto o TNFR2, sendo esse último cardioprotetor. Contudo, o segundo artigo, publicado em 2023, foi uma revisão sistemática a qual mostrou que o tratamento com TNF-alfa foi associado a uma redução correspondente no risco de eventos cardiovasculares, como insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio não fatal, doença cerebrovascular e doença arterial coronariana. Conclusões: Portanto, conclui-se que, apesar de haver riscos, o uso de inhibidores de TNF-alfa reduzem os riscos cardiovasculares em pacientes com artrite reumatoide. Contudo, existe uma escassez de estudo sobre esse tema, o que demonstra a necessidade de um maior empenho acadêmico nessa área.
Referência 1
Referências 1:Nair S, Singh Kahlon S, Sikandar R, Peddemul A, Tejovath S, Hassan D, Patel KK, Mostafa JA. Tumor Necrosis Factor-Alpha Inhibitors and Cardiovascular Risk in Rheumatoid Arthritis: A Systematic Review. Cureus. 2022 Jun 29;14(6):e26430. doi: 10.7759/cureus.26430. PMID: 35915691; PMCID: PMC9337794.
Referência 2
Referencia 2: Hussain A, Tarahomi T, Singh L, Bollampally M, Heydari-Kamjani M, Kesselman MM. Cardiovascular Risk Associated With TNF Alpha Inhibitor Use in Patients With Rheumatoid Arthritis. Cureus. 2021 Sep 13;13(9):e17938. doi: 10.7759/cureus.17938. PMID: 34660128; PMCID: PMC8513733.
Palavras Chave
artrite reumatóide; Cardiopatia Reumática;
Área
Medicina da Dor, Cuidados Paliativos e Cuidados em Fim de Vida
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
Universidade Estadual Do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
VINÍCIUS GALVÃO, GABRIEL COELHO ALMEIDA, JOÃO PEDRO BEZERRA DIÓGENES, JOÃO BATISTA DOS SANTOS NETO, WASHINGTON LUCAS ALVES DA COSTA, THICIANO SACRAMENTO ARAGÃO