Dados do Trabalho


Título

Avaliação do Volume Residual Gástrico por Ultrassonografia antes da Endoscopia Digestiva Alta: Um Estudo de Coorte Prospectivo

Descrição

Justificativa e objetivos: A aspiração pulmonar perioperatória é um evento adverso com alta morbidade e mortalidade. Mesmo após jejum superior a 8 horas, alguns pacientes ainda apresentam volume gástrico residual no momento do procedimento, colocando-os em risco de broncoaspiração durante a anestesia. O objetivo primário deste estudo foi determinar a precisão da ultrassonografia gástrica na avaliação do conteúdo gástrico residual com risco de aspiração pulmonar em pacientes com jejum adequado submetidos à endoscopia digestiva alta eletiva sob sedação. Adicionalmente, buscou-se descrever o perfil dos pacientes com maior risco dessa intercorrência e identificar possíveis fatores de risco para esvaziamento gástrico retardado.
Método: CAAE 53725221.4.0000.5304. Trata-se de um estudo de coorte prospectivo. Foi realizada ultrassonografia gástrica imediatamente antes da endoscopia digestiva alta eletiva em uma amostra de pacientes com jejum superior a oito horas. A avaliação ultrassonográfica classificou como de alto risco de aspiração aqueles com o volume de líquido gástrico superior a 1,5 mL.kg-1 ou na presença de conteúdo espesso/sólido. O teste de Spearman foi empregado para determinar a correlação entre o volume aspirado pelo endoscopista e o volume estimado por ultrassonografia utilizando três modelos matemáticos. A precisão do método foi avaliada calculando sua sensibilidade e especificidade.
Resultados: Foram incluídos 282 pacientes na análise. A incidência de conteúdo gástrico foi de 5%. O uso de procinéticos (risco relativo [RR] = 7,5; IC 95% = 1,9-29,1), acidente vascular cerebral prévio (RR = 4,0; IC 95% = 1,2-13,6) e sexo masculino (RR = 4,0; IC 95% = 1,2-13,6) foram significativamente mais frequentes entre aqueles com conteúdo gástrico em alto risco de aspiração pulmonar. A especificidade e a sensibilidade da ultrassonografia para prever o conteúdo gástrico em risco de aspiração foram de 100% e 77%, respectivamente, com um valor preditivo positivo de 100% e um valor preditivo negativo de 99%.
Conclusões: A ultrassonografia demonstrou ser uma forma eficaz de avaliar o conteúdo gástrico residual de alto risco de aspiração pulmonar. Portanto, a utilização dessa tecnologia pode contribuir para maior segurança dos pacientes submetidos a este procedimento.

Referência 1

Clarke AC, Chiragakis L, Hillman LC, Kaye GL. Sedation for endoscopy: the safe use of propofol by general practitioner sedationists. Med J Aust 2002; 176: 158-61.

Referência 2

Jirapinyo P, Thompson CC. Sedation Challenges: Obesity and Sleep Apnea. Gastrointest Endosc Clin N Am 2016; 26: 527-37.

Palavras Chave

Ecografia gástrica; Endoscopia digestiva; Sedação

Área

Anestesia e sedação fora da sala de cirurgia

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET DO SANE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

EMANUELLA FLÁVIA ALVES PINTO, MARIANA LEOCADIO DE SOUZA BASTOS, CASSIANA GIL PRATES, GUILHERME BECKER SANDER, FERNANDA SANTOS WENGROVER, AIRTON BAGATINI