Dados do Trabalho
Título
OXIMETRIA CEREBRAL E HEMOGLOBINA TISSULAR EM CIRURGIA DE KASAI PARA PACIENTE TESTEMUNHA DE JEOVÁ - ESTRATÉGIA CONSISTENTE PARA SEGURANÇA DE GATILHOS TRANSFUSIONAIS?
Descrição
INTRODUÇAO: Limitações desafiadoras são impostas com restrições ao uso de hemoderivados em cenários de manejo cirúrgico no tratamento de pacientes Testemunhas de Jeová. Nesse caso, o uso de estratégias que permitam estratificação de gatilhos transfusionais de forma segura que não comprometam a perfusão tissular protagonizam a oximetria cerebral como uma ferramenta com crescente evidência.
RELATO DE CASO:
Lactente de 2 meses com pais Testemunha de Jeová apresentava história de icterícia neonatal ao nascer, evidenciando-se vesícula biliar hipoplásica em ultrassom abdominal e portando as seguintes alterações laboratoriais FA 1739, GGT 645, TGO 222, TGP 99, LDH 934. Estratificada para realizar cirurgia de Kasai com colangiografia intraoperatória e verificação de
patência de vias biliares. Indução inalatória sob Sevoflurano 8% juntamente a quetamina 0,3 mg/g e rocurônio 0,6 mg/kg. Optado por monitorização da oximetria cerebral concomitante a hemoglobina tissular periférica para melhor controle do
sangramento e de parâmetros de perfusão. Cirurgia realizada sem grandes variações hemodinâmicas com total controle do sangramento. Nao foi necessário o uso de nenhum hemocomponente e o manejo de fluidos foi ajustado de acordo com as necessidades intraoperatórias. Criança extubada em sala e transferida a UTI posteriormente sem complicações.
DISCUSSAO
O uso da oximetria cerebral tem destaque no controle da perfusão tissular em cardiopatias congênitas e a expansão de sua importância é notória para outros procedimentos, incluindo avaliação tissular da hemoglobina de forma contínua. A hemoglobina tissular tem ganhado destaque em cenários como o trauma e na população pediátrica representa uma ferramenta valiosa diante de cenários desafiadores de manejo de sangramento pelas reconhecidas limitações dessa população. Somados a estes desafios foi acrescentado ao caso as restrições terapêuticas relacionadas ao uso de hemocomponentes e hemoderivados aventadas pelos pais Testemunhas de Jeová, ampliando o protagonismo das ferramentas de perfusão tissular como notórios alicerces da tomada de decisão clínica, o que pode sugerir posteriormente novos limiares transfusionais. Dessa forma, o uso da oximetria cerebral em grandes cirurgias pediátricas aliada a avaliação continua da hemoglobina tissular são dispositivos valiosos para tomada de condutas cirúrgicas, incluindo manejo de sangramento e adoção de posturas mais conservadoras.
Referência 1
Surma, Victoria J.; Patel, Ankur; Ng, Derek K.; Goswami, Et al Effect of Red Blood Cell Transfusion on Regional Tissue Oxygenation in Pediatric Cardiac Surgery Patients Anesthesia & Analgesia. 137(5):987-995, November 2023.
Referência 2
Yang, Shiming PhD*; Et al. Trends of Hemoglobin Oximetry: Do They Help Predict Blood Transfusion During Trauma Patient Resuscitation?. Anesthesia & Analgesia 122(1):p 115-125, January 2016.
Palavras Chave
Cirurgia de Kasai; oximetria cerebral; Testemunha de Jeová
Área
Anestesia Pediátrica
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET S.A.INST.DR.JOSÉ FROTA - Ceará - Brasil
Autores
FELIPE PEIXOTO NOBRE, DANIELLE MAIA HOLANDA DUMARESQ, JOAO MARTINS RODRIGUES NETO, LAURA ALENCAR CAVALCANTE NASCIMENTO LIMA, MARIA CLARA HOLANDA DUMARESQ, DANIELLE MOREIRA COLLARES