Dados do Trabalho
Título
Avaliação do conteúdo gástrico em pacientes vítimas de queimaduras por método de ultrassonografia
Descrição
Justificativa e objetivos: As queimaduras são o quarto tipo de lesão mais comum depois de acidentes de trânsito, quedas e violência física. Esses pacientes são submetidos a diversos procedimentos anestésicos e cirúrgicos durante sua internação sendo expostos ao risco de broncoaspiração e a longos períodos de jejum. O objetivo foi avaliar o conteúdo gástrico encontrado na ultrassonografia dos pacientes vítimas de queimaduras em jejum que serão submetidos à sedação ou anestesia geral para balneoterapia e procedimentos cirúrgicos. Método: Trata-se de um estudo unicêntrico, observacional e transversal. Sendo incluídos pacientes entre 18 a 70 anos, internados na unidade de enfermaria e tratamento de queimados, com programação e indicação de balneoterapia e/ou procedimento cirúrgico e que confirmem período de jejum mínimo de 8 horas para refeições que incluíssem gordura ou fritura, 6 horas para refeições leves e 2 horas para líquidos claros. Resultados: Foram incluídos no estudo 26 pacientes, com média de idade de 42 anos (18 a 71 anos); 65% dos pacientes eram do sexo masculino; 31% estavam em sobrepeso. O procedimento de escolha em 69% dos pacientes foi Balneoterapia. Todos os pacientes tiveram o conteúdo gástrico avaliados na posição supina, 81% em Decúbito lateral direito e 15% em semirreclinada. 62% dos pacientes tiveram grau 0 na classificação de antro gástrico, 27% grau 1 e 8% grau 2; 8% dos pacientes tiveram risco alto para broncoaspiração. Cerca de 50% dos pacientes tinham alguma comorbidade. 46% dos pacientes tinham algum hábito de vida, sendo que 75% eram tabagismo/Ex-tabagista, 67% etilistas e 42% usavam algum tipo de droga ilícita. O tipo de dieta de escolha em 73% dos pacientes foi Hiperproteica/Hipercalórica; o tempo de jejum de líquidos foi entre 10 a 13 horas para 54% dos pacientes e entre 10 a 13 horas de sólidos para 62%. Conclusão e Referência: Pacientes vítimas de queimaduras, podem apresentar conteúdo gástricos maior que 1,5ml/kg mesmo em período de jejum de sólidos ou líquidos superiores a 9 horas.
Referência 1
PUTTE, P. V. D. et al. When fasted is not empty: a retrospective cohort study of gastric content in fasted surgical patients. Br J Anaesth, v. 118, n. 3, p. 363-371, 2017.
Referência 2
ZHANG , et al. Ultrasound to guide the individual medical decision by evaluating the gastric contents and risk of aspiration: A literature review. Asian J Surg, v. 43, n. 12, p. 1142-1148, 2020.
Palavras Chave
1 ultrassonografia gástrica 2 queimaduras 3 volume gástrico
Área
Tratamento de Trauma/Queimaduras
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET INTEGRADO HRAN-HRT-ISMEP - Distrito Federal - Brasil
Autores
THIAGO SOARES COSER, JACKELINE LOHANE ARAUJO LUCCHESI, MANUELA MENDES ANDRAOS, JULIANA MARIA DOS SANTOS CARDOSO , EDUARDO DE CASTRO LOPES , VERÔNICA CRISTINE RODRIGUES COSTA