Dados do Trabalho
Título
O uso da Fenilefrina na Hipotensão Peri Operatória e seus Desfechos Secundários: Uma Revisão Sistemática
Descrição
JUSTIFICATIVA E OBJETIVO: A cirurgia equivale a uma das principais referências terapêuticas do mundo, gerando uma maior expectativa de vida. Dentre os seus riscos, há a hipotensão perioperatória. Recentemente, houve avanços significativos dentro do manejo cirúrgico, tais quais, novas técnicas anestésicas e cirúrgicas, escalas prognósticas e manejo peri operatório célere. O objetivo dessa pesquisa é verificar na literatura atual como está ocorrendo o avanço dos estudos em hipotensão peri operatória e seus desfechos secundários no corpo humano com uso da fenilefrina. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de literatura, realizada a partir de uma busca na base de dados PubMed. Os critérios de inclusão foram: artigos encontrados a partir dos descritores, (“Hypotension”) AND (“Perioperative”) AND (“Anesthesia” OR “Anesthetic”); AND “fenilefrina” textos publicados entre os anos de 2019 e 2024. Inicialmente, foram encontrados 192 artigos, dentre os quais, 21 foram incluídos e corresponderam ao objetivo desta revisão. RESULTADOS: A implementação da anestesia regional e as abordagens multimodais, tem contribuído para uma redução na incidência de hipotensão intra-operatória. Técnicas cirúrgicas minimamente invasivas têm mostrado menor impacto hemodinâmico, favorecendo a estabilidade da pressão arterial (PA). O manejo peri operatório avançou com a integração de tecnologias de monitoramento hemodinâmico contínuo, como o uso de cateteres arteriais e sensores não invasivos, esses dispositivos fornecem dados em tempo real sobre a PA e outros parâmetros hemodinâmicos, facilitando a detecção precoce e o tratamento imediato da hipotensão. Além disso, o monitoramento preditivo, que utiliza algoritmos avançados para prever episódios de hipotensão antes que ocorram, mostrou-se promissor em estudos clínicos, permitindo intervenções mais eficazes. O uso contínuo de comprimidos combinados de bloqueadores do receptor de angiotensina/bloqueadores do canal de cálcio no pré-operatório foi associado a uma maior incidência de hipotensão, necessitando de tratamentos repetidos com vasoconstritores durante a anestesia. A fenilefrina, um agonista seletivo do receptor α1-adrenérgico, destacou-se como uma escolha eficaz para o tratamento da hipotensão intra-operatória, devido ao seu rápido início de ação e curta meia-vida (15-20min). A administração intravenosa de fenilefrina permite o controle da PA, reduzindo a morbidade associada à hipotensão durante a cirurgia, esse manejo mostrou-se eficaz quando monitorado de forma adequada, minimizando as lesões renais e miocárdicas pós-operatórias. CONCLUSÕES: A fenilefrina é eficaz no controle rápido da PA durante a cirurgia, já os bloqueadores do receptor de angiotensina e do canal de cálcio aumentam a incidência de hipotensão intra-operatória. Logo, as tecnologias de monitoramento contínuo e preditivo fazem com que se tenha um tratamento precoce da hipotensão e a melhora dos desfechos secundários, gerando segurança e eficácia peri operatória.
Referência 1
Wenric, S., Jeff, J.M., Joseph, T. et al. Rapid response to the alpha-1 adrenergic agent phenylephrine in the perioperative period is impacted by genomics and ancestry. Pharmacogenomics J 21, 174–189 (2021). https://doi.org/10.1038/s41397-020-00194-5.
Referência 2
Bergholz A, Greiwe G, Kouz K, Saugel B. Monitoramento contínuo da pressão arterial em pacientes submetidos à cirurgia: uma revisão narrativa. Medicina . 2023; 59(7):1299. Continuous Blood Pressure Monitoring in Patients Having Surgery: A Narrative Review.
Palavras Chave
Fenilefrina; Hipotensão; Peri Operatório
Área
Medicina Perioperatória
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
AFYA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - Paraíba - Brasil
Autores
MARIA CAROLINE GALIZA DE MORAIS, PEDRO AUGUSTO DE LIMA BARROSO, MARIA EDUARDA ITALIANO DE MENEZES, GEORGIA NOBREGA DE OLIVEIRA, VITORIO AUGUSTO ALEXANDRE ALVES, TARCÍSIO CAMPOS SARAIVA DE ANDRADE