Dados do Trabalho
Título
O uso da cetamina em transtornos psiquiátricos e seus efeitos no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal: uma revisão sistemática
Descrição
Justificativa e objetivos: A cetamina tem sido amplamente estudada e utilizada por suas propriedades antidepressivas rápidas e efeitos terapêuticos em transtornos psiquiátricos, como a depressão resistente ao tratamento. Contudo, o uso contínuo e as altas doses de cetamina podem ter implicações significativas sobre a função do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), a desregulação desse eixo pode levar a alterações metabólicas, imunológicas e comportamentais, impactando negativamente a saúde geral do paciente. Apesar do crescente interesse e uso clínico da cetamina, há uma necessidade urgente de uma revisão que avalie as evidências disponíveis sobre a interação entre a cetamina e sua influência endócrina. Essa revisão visa fornecer uma compreensão abrangente e baseada em evidências sobre como a cetamina pode afetar o eixo HHA, ajudando a orientar práticas clínicas e futuras investigações sobre a segurança e eficácia desse tratamento.
Método: Este trabalho se trata de uma revisão sistemática em que a pergunta norteadora, com base no protocolo PICO (Population, Intervention or exposure, Comparison, Outcome), foi: Existe relação entre o uso de cetamina e alterações no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal? Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed e Scielo e LILACS utilizando os descritores “Ketamine”, "Hypothalamic-pituitary-adrenal axis" e o operador “AND”. Foram pesquisados artigos de 2017 até 2024 nas línguas inglesa e portuguesa no mês de julho de 2024. Para a inserção dos trabalhos, foi realizada a leitura de seus títulos, resumos e textos completos.
Resultados: Foram encontrados 8 artigos na base PubMed e nenhum na base Scielo. Dos 8 artigos, 2 estavam de acordo com os objetivos do estudo e foram selecionados, sendo o mais antigo de 2017 e o mais recente de 2019. O primeiro artigo foi feito em modelos animais, em que houve injeção intraperitoneal de cetamina e o segundo foi uma revisão, ambos avaliando como a cetamina pode ser utilizada em transtornos psiquiátricos, como a depressão e transtorno de estresse pós-traumático, além da sua atuação no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA). Foi observado que a cetamina possui um efeito de ação antidepressiva rápida, podendo ser administrada via IV ou por via nasal (escetamina), além de uma ação no eixo HHA, com redução na liberação de ACTH e nos níveis de cortisol circulantes.
Conclusão: A revisão sistemática realizada confirma a complexa interação entre a cetamina e o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA). Embora a cetamina demonstre eficácia como antidepressivo de ação rápida, especialmente em casos de depressão resistente ao tratamento, seus efeitos sobre o eixo HHA, incluindo a possível redução de ACTH e cortisol, sugerem uma ação moduladora que pode influenciar a resposta ao estresse e outros processos endócrinos. Por fim, devido a escassez de trabalhos acadêmicos, percebe-se uma necessidade de estudar melhor o tema.
Referência 1
Besnier E, Clavier T, Tonon MC et al. Cetamina e etomidato regulam negativamente o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal em um modelo de camundongo endotoxêmico. Anestesiologia. Agosto de 2017;127(2):347-354.
Referência 2
DePierro J, Lepow L, Feder A et al. Traduzindo descobertas moleculares e neuroendócrinas no transtorno de estresse pós-traumático e resiliência a novas terapias. Biol Psychiatry. 2019 15 de setembro;86(6):454-463.
Palavras Chave
Hipotálamo-Hipófise-Adrenal; Cetamina
Área
Sistemas Endócrino e Metabólico
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
UECE - Ceará - Brasil
Autores
HESIODO GABRIEL SOUZA BRAGA, GUILHERME CORDEIRO FELIX, VINÍCIUS GALVÃO PARENTE RAFAEL, DAVI MUNIZ CARVALHO, WASHINGTON LUCAS ALVES DA COSTA, YURY TAVARES DE LIMA