Dados do Trabalho
Título
Influência da qualidade de vida do médico na segurança do paciente.
Descrição
Justificativa e objetivos: O conceito de “qualidade de vida” é uma ideia multidimensional que engloba diversos aspectos da vida do ser humano e suas experiências de satisfação e bem-estar, aspectos físicos, psicológicos, sociais e ambientais. Sabe-se que a qualidade de vida de um profissional tem impacto em seu desenvolvimento, atribuições, satisfação e relacionamentos interprofissionais. A relação entre a qualidade de vida do profissional de saúde e a segurança do paciente é um tema de crescente interesse e importância na literatura. O objetivo deste estudo é compreender a influência da qualidade de vida do médico no bem-estar e segurança dos pacientes.
Método: Este trabalho é uma revisão de literatura realizada por meio da base de dados “Google Scholar”. As palavras-chaves utilizadas foram “qualidade de vida do médico” e “segurança do paciente” na língua portuguesa de 2020 a 2024. Foram excluídos artigos que não foram pertinentes à temática. O TCLE foi dispensado por conter apenas dados de fontes científicas de acesso cientifico público.
Resultados: Foi observado que a qualidade de vida do médico desempenha papel importante na segurança do paciente e qualidade do atendimento. Pessoas com melhor qualidade de vida apresentam menos estresse e, consequentemente, menor ativação do córtex cingulado anterior (área que interfere negativamente na função do córtex pré-frontal). Para tomadas de decisões é importante que o córtex pré-frontal do médico esteja em pleno funcionamento em suas ações executivas, controle de impulsos e manutenção do foco. Com a otimização da qualidade de vida, há redução de hiperativação do sistema nervoso simpático e redução da liberação de cortisol de forma excessiva, evitando os danos prejudiciais cerebrais causados por esta substância: o cortisol prejudica as habilidades do cérebro de relaxamento e manutenção do foco. A qualidade de vida também ajuda na regulação da amígdala e resposta a situações de estresse e medo além de manter a homeostase na liberação de neurotransmissores essenciais para o foco no raciocínio e integralidade no atendimento. Além de melhorar o pensamento diagnóstico, ocorre redução dos erros médicos que são responsáveis por altas taxas de morbimortalidade. É descrito que médicos em completo bem-estar físico e mental têm melhor desempenho na comunicação com os pacientes, realizando-a de maneira clara, evitando surgimento de dúvidas e má adesão terapêutica, que comprovadamente é um fator de risco para pior prognóstico. Ademais, quando o médico apresenta melhor qualidade de vida e bem-estar com sua própria saúde, a coordenação da equipe multidisciplinar é realizada de maneira eficaz, aumentando a segurança no local de assistência com uma abordagem colaborativa e com menos falhas de comunicação.
Conclusão: Desta forma, a qualidade de vida do médico representa impacto na segurança do paciente. É importante que os serviços de saúde foquem no bem-estar de seus profissionais para melhorar a assistência.
Referência 1
CHEREMETA, M.; PEDROSO, B.; PILATTI, L. A.; KOVALESKI, J. L. Construção da versão abreviada do QWLQ-78: um instrumento de avaliação da qualidade de vida no trabalho. Revista Brasileira de Qualidade de Vida. 2011; v. 3: 1- 15,.
Referência 2
LAURENTINO, A. K. O. .; LIMA, A. K. O. L. de .; MARINHO, C. da S. R. .; MORAIS FILHO, L. A. .; FELINTO, M. L. de O. .; SILVA, L. F. X. da .; SILVA, K. A. V. .; SILVA, M. J. L. da .; PEREIRA, N. L. F. . Quality of life of Professionals in the Mobile Emergency Care Service. Research, Society and Development, 2022; v. 11, n. 4: 1-10.
Link para o registro de estudo
"A revisão de literatura proposta não envolve a coleta de dados primários diretamente de indivíduos, mas sim a análise e síntese de informações previamente publicadas em fontes acadêmicas e científicas. Assim, como não há interação direta com participantes nem coleta de dados pessoais, a dispensa do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é apropriada e de acordo com as diretrizes éticas para pesquisas bibliográficas
Palavras Chave
Qualidade de Vida Relacionada à Saúde; segurança do paciente
Área
Segurança do paciente, melhoria da qualidade e comunicação
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
RESIDÊNCIA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - Paraná - Brasil
Autores
MILENA CHRISTINE KROL DO NASCIMENTO, ERICH GIULIANO LOCASTRE, CAROLINA BACILA DE SOUSA