Dados do Trabalho
Título
Remimazolam versus Propofol para Sedação em Procedimentos de Histeroscopia: uma Revisão Sistemática e Meta-Análise de Ensaios Clínicos Randomizados
Descrição
Justificativa e Objetivos: O propofol é uma das drogas mais utilizadas para sedação, entretanto, eventos adversos são frequentes. Desse modo, a busca por alternativas eficazes e seguras tem feito emergir drogas como o remimazolam. Essa revisão sistemática e metanálise compara a eficácia e segurança do remimazolam e propofol, ambos combinados com opioide de curta duração, para sedação em procedimentos de histeroscopia.
Métodos: Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados da MEDLINE, Cochrane e Embase por ensaios clínicos randomizados (ECRs) comparando a eficácia e segurança do remimazolam e propofol em procedimentos de histeroscopia. Analisamos o desfecho primário de eficácia (1) sucesso de sedação, definido como a conclusão da histeroscopia sem a necessidade de um sedativo alternativo, e não mais do que cinco doses suplementares do sedativo durante 30 minutos de procedimento. O desfecho primário de segurança analisado foi (2) hipóxia, definida como saturação ≤ 95%. De modo secundário, avaliamos (3) náusea e vômito no pós-operatório (NVPO). Utilizamos o software R para análise estatística.
Resultados: Foram incluídos 5 ECRs, com um total de 591 pacientes, 361 (61%) receberam remimazolam durante a sedação. Não houve diferença estatística entre os grupos no desfecho sucesso de sedação (risco relativo [RR] 0.99; 95% intervalo de confiança [CI] 0.96-1.02; p = 0.360; figura 1A). O risco de hipóxia no grupo que recebeu remimazolam foi menor do que no grupo do propofol, apresentando diferença estatisticamente significativa ([RR] 0.22; 95% [CI] 0.11-0.45); p < 0.001; figura 2A). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos em náusea e vômito pós-operatório ([RR] 0.33; 95% [CI] 0.08-1.46; p = 0.145; figura 2B).
Conclusão: Essa meta-análise indica que o remimazolam apresenta sucesso de sedação comparável ao do propofol. Entretanto, nossos achados indicam que o remimazolam é uma droga mais segura do que o propofol considerando o parâmetro respiratório de saturação de O2. Mais ensaios clínicos randomizados, com um tamanho amostral maior, são necessários para fornecer dados mais robustos sobre a eficácia e segurança dessas drogas anestésicas.
Referência 1
1 - Dessai S, Ninave S, Bele A. The Rise of Remimazolam: A Review of Pharmacology, Clinical Efficacy, and Safety Profiles. Cureus. 2024;16(3):e57260.
Referência 2
2 - Barbosa EC, Espírito Santo PA, Baraldo S et al. Remimazolam versus propofol for sedation in gastrointestinal endoscopic procedures: a systematic review and meta-analysis. Br J Anaesth. 2024;132(6):1219-1229.
Palavras Chave
Propofol; Histeroscopia; Remimazolam
Área
Anestesia Obstétrica
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil
Autores
NAIELI MACHADO DE ANDRADE, HENRIQUE SANTANA CUMMING, GUSTAVO ROBERTO MINETTO WEGNER, GUILHERME QUEIROZ SILVA, DANIEL VELOSO VIANA BOMFIM, TATIANA SOUZA DO NASCINENTO