Dados do Trabalho
Título
Comparação entre anestesia geral e local na troca valvar aórtica transcateter: uma revisão sistemática.
Descrição
Justificativa e objetivos: Nos pacientes submetidos à troca valvar aórtica transcateter (TVAT) é possível escolher entre diferentes regimes anestésicos, sendo os principais anestesia local e anestesia geral. É necessário, entretanto, comparar os efeitos da anestesia geral e da local na troca valvar aórtica transcateter, sendo esse o objetivo desta revisão sistemática. Método: Realizou-se uma pesquisa na base de dados PubMed em julho de 2024 com os descritores: “Local Anesthesia”, “General Anesthesia”, “Transcatheter Aortic Valve Replacement” e suas variações no MeSH, incluindo-se os filtros “Humans”, “Randomized Controlled Trial”, “Clinical Trial”, “Clinical Study”, “Multicenter Study” e “5 years”. Foram encontrados 3 artigos após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, sendo que apenas 2 estudos foram selecionados e fizeram parte do escopo e análise final. A escala PRISMA foi utilizada objetivando melhorar o relato desta revisão. Resultados: Os estudos envolveram 6.792 pacientes com idade superior a 75 anos e estenose valvar aórtica sintomática grave, randomizados em dois grupos distintos para o uso de anestesia geral (AG) e anestesia local (AL) durante a troca valvar, contando com 2232 indivíduos na AG e 4560 na AL. Os estudos demonstraram uma resposta semelhante de ambas as anestesias aos 30 dias após o procedimento no que diz respeito à mortalidade por todas as causas (Diferença de taxa= 1,0 [IC 90% -2.9 – 4,8]; p < 0,001). No entanto, a necessidade de conversão da anestesia local para a geral apresentou aumento significativo na taxa de mortalidade dos pacientes, além de ter sido demonstrado que os pacientes submetidos à AG apresentaram maior necessidade do uso de inotrópicos e vasopressores, sendo necessário em 96,8% e 97,3% dos pacientes respectivamente, quando comparado aos submetidos à AL, que foi de 61,9% e 62,4%, apresentando, portanto, uma diferença de 34,9% em ambas (IC 90% 41,5 – 28,3). Conclusões: Não há evidências suficientes que mostrem a superioridade de uma anestesia em relação à outra, podendo as duas serem utilizadas no tratamento de pacientes com estenose aórtica sintomática grave quando submetidos à TVAT. À vista disso, para escolha da anestesia deve ser levado em consideração a preferência do paciente, bem como experiência do médico.
Referência 1
Thiele H, Kurz T, Feistritzer HJ et al. General Versus Local Anesthesia With Conscious Sedation in Transcatheter Aortic Valve Implantation: The Randomized SOLVE-TAVI Trial. Circulation. 2020;142(15):1437-47.
Referência 2
Muller O, Fournier S, Pilgrim T et al. Local Versus General Anesthesia for Transcatheter Aortic Valve Replacement: A SwissTAVI Registry Analysis. JACC Cardiovasc Interv. 2019;12(18):1874-6.
Palavras Chave
Anestesia geral; Anestesia local; Substituição da Valva Aórtica Transcateter
Área
Anestesia Cardiovascular e Torácica
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Autores
LAURA DE OLIVEIRA, TACIO RAFAEL SANTOS BATISTA, ELENA PEREIRA FERRAZ