Dados do Trabalho


Título

Incidência de náuseas e vômitos no pós-operatório em Hospital Universitário do Nordeste Brasileiro

Descrição

Justificativas e objetivos: Náuseas e vômitos são dois dos eventos adversos pós-operatórios mais comuns, com incidência de 30% na população geral de pacientes submetidos a cirurgias e de até 80% na população de alto risco (Apfel, 1999). Por serem complicações frequentes, sua ocorrência pode afetar significativamente a recuperação pós-anestésica do paciente, prolongar o tempo de internação, ocasionar complicações cirúrgicas e, consequentemente, aumentar os custos hospitalares (Amirshahi, 2020). Portanto, é de grande importância para a prática clínica compreender, prevenir e tratar adequadamente náuseas e vômitos no pós-operatório, tanto para reduzir o desconforto e as experiências negativas do paciente quanto para minimizar as complicações associadas e otimizar os gastos em saúde pública. O objetivo deste estudo foi avaliar a incidência de NVPO em pacientes submetidos a cirurgias em um Hospital Universitário. Métodos: Trata-se de um estudo de campo longitudinal e observacional, conduzido com 106 pacientes, os quais foram acompanhados em suas primeiras 24h após procedimento cirúrgico entre maio e dezembro de 2023. Resultados: A incidência geral de NVPO no Hospital Universitário foi de 19,8%, nas 24 horas pós-operatórias, com 51% desses apresentando êmese. A incidência mostrou-se maior nas primeiras horas após procedimento, com 15%, 4,7%, e 3,7% de incidência nas primeiras 6 horas, de 6 a 12 horas e de 12 a 24 horas após os procedimentos, respectivamente. Conclusão: A incidência encontrada apesar de ser baixa, comparada com outros estudos, ainda é um valor significante, o que justifica e demonstra a necessidade de realização de novos estudos sobre o tema, com o intuito de preencher lacunas, aumentar o nível de confiabilidade dos dados obtido e melhorar e potencializar a assistência à saúde dos pacientes no pós-operatório.

Referência 1

Apfel CC, et al. A simplified risk score for predicting postoperative nausea and vomiting: conclusions from cross-validations between two centers. Anesthesiology. 1999;91(3):693-700.

Referência 2

Amirshahi M, et al. Prevalence of postoperative nausea and vomiting: A systematic review and meta-analysis. Saudi J Anaesth. 2020 Jan-Mar;14(1):48-56.

Palavras Chave

Náusea e Vômito Pós-Operatórios; Complicações Perioperatórias; Estudo Observacional

Área

Medicina Perioperatória

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET MENINO JESUS DE PRAGA - Sergipe - Brasil

Autores

LÍLIAN LEANDRO DE OLIVEIRA SANTOS, IGOR JOSÉ BALBINO SANTOS, JUAN PABLO MESSIAS SANTANA, GUILHERME JESUS DA MOTA, IAGO VINÍCIUS ODARA DO NASCIMENTO ARAÚJO, FABRÍCIO DIAS ANTUNES