Dados do Trabalho
Título
ANESTESIA PARA OSTEOTOMIA E TRANSFERÊNCIA MUSCULAR EM PACIENTE SOB INVESTIGAÇÃO DE SÍNDROME DE KARTAGENER
Descrição
A síndrome de kartagener (SK) é um distúrbio genético autossômico recessivo raro que engloba metade das discinesias ciliares primárias. Trata-se de uma desordem com interrupção do movimento ciliar coordenado, caracterizando clinicamente a tríade de sinusite, bronquiectasia e situs inversos. O acompanhamento clínico e a escolha da técnica anestésica para casos de pacientes portadores da SK que serão submetidos ao ato cirúrgico é um grande desafio para a especialidade. O objetivo desse relato de caso é apresentar uma proposta de anestesia para osteotomia de ossos calcâneo, cuboide e metatarso com transferência muscular dos músculos flexores bilaterais, e discutir a importância do manejo perioperatorio integrado para obtenção de desfechos favoráveis. L.C.F, 13 anos, sexo masculino, asa II, com histórico de Transtorno do Espectro Austista (TEA) severo, epilepsia, hidrocefalia, correção de CIA e DVE prévias, dextrocardia totalis e em investigação genética de SK. Em uso de Ácido Valproico, Lamotrigina, Risperidona, Melatonina e Diazepam. Admitido em centro cirúrgico acompanhado por cuidadora, colaborativo, realizado escetamina 15mg + dexmedetomidina 15mcg IM. Após 30 minutos do efeito esperado, obtido venóclise abocath 22G e colocado BIS. Administrado fentanil 3mcg/kg, propofol TIVA (Eleveld), remifentanil (Minto) e rocurônio 0,6mg/kg seguido de intubação orotraqueal com videolaringoscópio lâmina 2. Garantido linha arterial em artéria radial esquerda com coleta de gasometria arterial, e anestesia peridural em decúbito lateral direito com ropivacaína 0,2% 15ml no inicio, e ropivacaína 0,3% 10ml com morfina 500mcg ao término do ato cirúrgico. Manutenção anestésica com propofol TIVA e remifentanil modelo Minto. Realizado sugamadex 4mg/kg, prosseguida extubação orotraqueal em sala cirúrgica, sem intercorrências. Encaminhado a UTI, em ar ambiente, evoluindo com alta hospitalar em 72 horas. O planejamento anestésico para pacientes com SK necessita de atenção à anatomia cardíaca e respiratória. Os eletrodos da cardioscopia devem ser reposicionados alterando hemitórax direito e esquerdo para pacientes portadores de situs inversos totalis. É necessário cuidado e prudência com a seletividade do tubo orotraqueal para o brônquio fonte esquerdo. Há preferência para bloqueios regionais ou de neuroeixo com o objetivo de diminuir casos de depressão respiratória por uso de opióides, sendo a anestesia combinada o método de escolha de sucesso para este caso. A abordagem multidisciplinar foi fator singular para o enfrentamento deste caso, possibilitando indução pré anestésica, ato anestésico, ato cirúrgico e cuidados pós operatórios planejados.
Referência 1
Burduk PK, Wawrzyniak K, Kazmierczak W, et al. Kartagener's syndrome anaesthetic considerations for ENT surgery. Otolaryngol Pol, 2012; 66(4):291-4.
Referência 2
Singh, Arvinder & Sohan, & Manjeet. Kartagener Syndrome: A Triad of chronic sinusitis, bronchiectasis and situs inversus. Journal of Evolution of Medical and Dental Sciences, 2013; 2: 647-652.
Palavras Chave
Kartagener; Anestesia pediátrica
Área
Anestesia Pediátrica
Fonte de financiamento
Instituição de Origem
Instituições
CET DO HOSPITAL VERA CRUZ - São Paulo - Brasil
Autores
VICTOR LUIS PIERONI, IURI DE PAULA QUAGLIATO, GIOVANNI NISTA PICCOLO, FELIPE YOITI FUGIWARA, DESIRE TARSO MAIOLI, LEANDRO MARQUES CORREA