Dados do Trabalho
Título
ESTUDO COMPARATIVO DE ESVAZIAMENTO GÁSTRICO ENTRE ÁGUA MINERAL E ÁGUA DE COCO ATRAVÉS DE ULTRASSONOGRAFIA SERIADA EM ADULTOS
Descrição
O jejum pré-operatório adequado é fundamental para prevenir a aspiração pulmonar do conteúdo gástrico. Nossa proposta foi avaliar a dinâmica ultrassonográfica do conteúdo gástrico após ingestão de água de coco e água mineral em voluntários sadios e confrontá-la com as diretrizes atuais para os períodos de jejum no pré-operatório. Métodos: Estudo prospectivo, cruzado com análise de dados através de entrevista e aplicação de questionário, além de exames gástricos ultrassonográficos seriados realizados nos participantes saudáveis de ambos os sexos. Cada participante da pesquisa foi submetido a jejum por oito horas e, após responder questionário com dados antropométricos, comorbidades e medicações de uso crônico; foi avaliado através de ultrassonografia gástrica seriada. As avaliações ultrassonográficas gástricas foram realizadas na seguinte sequência: em jejum, imediatamente após a ingestão do líquido estudado (200ml), e a cada hora após a ingestão. O estudo foi realizado duas vezes com o mesmo grupo – uma vez com 200ml de água de coco e outra vez com 200ml de água mineral. O intervalo entre as avaliações foi de, no mínimo, sete dias. Resultados: A análise estatística realizada neste estudo foi baseada em uma variedade de métodos estatísticos, incluindo medidas descritivas e testes de hipóteses. As medidas descritivas tal como média, mediana, desvio padrão, intervalo interquartil,frequência absoluta e percentuais, foram utilizadas para descrever as características das variáveis e fornecer informações resumidas sobre os dados coletados. O teste exato de Fisher foi aplicado quando o tamanho da amostra era pequeno, permitindo avaliar a associação entre duas variáveis categóricas uma vez que as condições de aplicabilidade do teste Qui-quadrado não eram atendidas (LEE et al., 2022). No presente estudo, todas as análises estatísticas foram realizadas utilizando o ambiente de programação R (versão 4.3.2) (R CORE TEAM, 2023) e o nível de significância adotado foi de 5%. Conclusões: A amostra final foi composta por 13 voluntários; todos classificados como ASA I ou como ASA II, sendo oito participantes do sexo masculino e cinco do feminino. Os valores médios ± desvio-padrão para idade, peso, altura e índice de massa corporal foram, respectivamente: 28,85 (3,02) anos; 75 (18) kg; 1,74 (0,12) m; 24,27 (3,15) kg m-2. Conclui-se nesse presente estudo que a água de coco se comporta similar aos líquidos claros quanto ao esvaziamento gástrico com esvaziamento completo em até 2 horas. Esse fato é de suma importância pois podemos abreviar o jejum com água de coco com objetivo de manter glicemia e oferta energética no período pré-operatório – melhorando a satisfação do paciente durante o ato anestésico-cirúrgico, diminuindo a resposta metabólica relacionada ao trauma cirúrgico e suas consequências deletérias ao paciente.
Referência 1
CARMONA, B. M. et al. Ultrasound dynamics of gastric content volumes after the ingestion of coconut water or a meat sandwich. A randomized controlled crossover study in healthy volunteers. Brazilian journal of anesthesiology (Elsevier), v. 68, n. 6, p. 584–590, 2018.
Referência 2
Campos SBG, Barros-Neto JA, Guedes GS, Moura FA. Jejum pré-operatório: por que abreviar? ABCD Arq Bras Cir Dig.
2018;31(2):e1377. DOI: /10.1590/0102-672020180001e1377
Link para o registro de dados
PLATAFORMA BRASIL - CAAE 80551724.0.0000.5205 DATA: 26 JUNHO 2024
Palavras Chave
Palavras-chave: Esvaziamento gástrico Jejum Água de coco
Área
Medicina Perioperatória
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET HOSP.DAS CLÍNICAS DA UFPE - Pernambuco - Brasil
Autores
IAGO RABELO, DOUGLAS FARIAS, SERGIO VELOSO, ALEXANDRE DUBEUX, MARIA EDUARDA VIEIRA