Dados do Trabalho


Título

O Impacto do Uso da Semaglutida no Manejo Anestésico: Recomendações de Suspensão em Procedimentos Cirúrgicos Eletivos

Descrição

Justificativa e Objetivos: A Semaglutida (Ozempic®), um análogo do GLP-1, atua como agonista do receptor de GLP-1, um hormônio liberado no trato gastrointestinal que aumenta a secreção de insulina e inibe a produção hepática de glicose. Mediada pelos receptores de GLP-1 no pâncreas e no cérebro, sua ação sobre a glicemia e o apetite está associada a resultados superiores no tratamento da obesidade e controle glicêmico comparada a outras terapias injetáveis. Este estudo justifica-se pela necessidade de entender os impactos da Semaglutida no manejo anestésico de pacientes cirúrgicos, considerando seus efeitos no esvaziamento gástrico e os riscos associados. Objetiva-se avaliar a segurança e as recomendações de suspensão do medicamento antes de cirurgias, através de uma revisão sistemática da literatura científica. A importância reside em melhorar a segurança perioperatória e otimizar o manejo de pacientes que utilizam Semaglutida. Método: A revisão sistemática foi conduzida em 2024, utilizando achados da PUBMED. Os descritores foram selecionados com base no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde da Bireme) e combinados com o operador booleano "AND". Pesquisou-se por "GLP-1 Receptor" e "Anesthesia" em inglês, abrangendo publicações de 2019 a 2024. Inicialmente, 64 publicações foram identificadas. Após análise dos títulos, 49 foram selecionadas para leitura dos resumos, resultando em 7 estudos para leitura integral. Ao final, 5 artigos preencheram todos os critérios de inclusão. Utilizou-se a metodologia PICO e as diretrizes PRISMA para garantir rigor e transparência. Resultados: Dos cinco estudos revisados, três foram realizados nos EUA, um no Japão e um no Brasil. A distribuição dos tipos de estudos é: um de coorte retrospectivo com controles pareados, uma análise retrospectiva de prontuários eletrônicos, um estudo de caso-controle pareado por escore de propensão, um observacional prospectivo e uma série de casos retrospectiva. Todos envolveram adultos. Na análise dos estudos, um revelou uma associação significativa entre o uso de Ozempic® e o aumento do conteúdo gástrico residual (CGR) em pacientes submetidos a endoscopia. Em 404 pacientes, 24,2% dos que usaram semaglutida apresentaram aumento de CGR, comparado a 5,1% dos que não usaram. A interrupção pré-operatória da semaglutida por até 10-14 dias não mitigou o risco de CGR aumentado. Conclusões: Os achados desta revisão mostram que o uso de agonistas do receptor GLP-1, como a semaglutida, aumenta o conteúdo gástrico residual (CGR) em pacientes cirúrgicos, elevando o risco de aspiração pulmonar. A semaglutida retarda o esvaziamento gástrico. Protocolos específicos e estratégias adicionais são necessários para mitigar esses riscos. Estudos futuros devem explorar a duração ideal de interrupção e estratégias dietéticas para melhorar a segurança perioperatória.

Referência 1

American Society of Anesthesiologists. Patients taking popular medications for diabetes and weight loss should stop before elective surgery. 2023. Disponível em: https://www.asahq.org/about-asa/newsroom/news-releases/2023/06/patients-taking-popular-medications-for-diabetes-and-weight-loss-should-stop-before-elective-surgery. Acesso em: 16 jul. 2024.

Referência 2

Silveira, S. Q. et al. Relationship between perioperative semaglutide use and residual gastric content: A retrospective analysis of patients undergoing elective upper endoscopy. Journal of Clinical Anesthesia, v. 87, p. 111091, 1 ago. 2023.

Palavras Chave

Receptor de GLP-1; Anestesia; Diabetes Mellitus

Área

Medicina Perioperatória

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

Uninassau Boa Viagem - Pernambuco - Brasil

Autores

STEPHANIE BEZERRA MUNIZ FALCÃO, JACIRA THEODÓSIO MENDES SILVA, FILIPE CARLOS EUDES PINTO VALÉRIO, RICHARD DANIEL FERREIRA REIS, ANA MAÍRA QUENTAL NÓBREGA, ALÍPIO AGRA LIMA FILHO