Dados do Trabalho
Título
Desafios anestésicos no plano de parto de gestantes com siringomielia
Descrição
Introdução e objetivos: Classificada como uma condição neurológica rara, a siringomielia é caracterizada pela presença de uma cavidade cística na medula espinhal, que resulta em manifestações neurológicas. O manejo de gestantes que possuem esta condição apresenta alguns desafios, principalmente com o anestésico utilizado durante o parto. Esta revisão tem como objetivo compilar a literatura disponível sobre a abordagem anestésica em gestantes com siringomielia durante a cesariana, destacando as estratégias adotadas para garantir a segurança e a estabilidade ao decorrer do procedimento.
Métodos: Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados eletrônicas, PubMed e SciELO, com os descritores "Syringomyelia" e "Anesthesia" combinadas com o operador booleano AND. Foram incluídos estudos clínicos, revisões e relatos de casos publicados entre os anos de 2009 e 2024, totalizando 48 trabalhos, sendo excluídos os estudos não condizentes com o tema proposto.
Resultados: A cesariana é o parto mais realizado nas pacientes com siringomielia, utilizando principalmente a raquianestesia e a epidural, que devem ser utilizadas com cautela nestas pacientes, necessitando da avaliação individual de cada uma. Além disso, mesmo não havendo muitos casos de complicações devido a esta condição, o manejo anestésico ainda não é definido, com diferentes estudos que relatam diferentes condutas, utilizando até mesmo a anestesia geral. Vale ressaltar que o processo da anestesia é mais delicado nesses casos, havendo a necessidade da capacitação dos profissionais envolvidos e o monitoramento neurológico para evitar complicações. Dentre os riscos a serem evitados estão o aumento da pressão intratecal, agravamento dos sintomas neurológicos e dor crônica, por isso o envolvimento de uma equipe interdisciplinar e o planejamento do parto são os pontos principais para segurança do procedimento.
Conclusões: A gestão anestésica de gestantes com siringomielia deve ser cuidadosa e individualizada, disponibilizando opções sobre o plano de parto e oportunidade para entender os riscos de cada conduta. Novos estudos são necessários para estabelecer diretrizes claras e evidências eficazes para o manejo anestésico em gestantes com siringomielia.
Referência 1
Garvey, Gráinne Patricia; Wasade, Vibhangini S. MD; Murphy, Kellie E. MD; et al. Anesthetic and obstetric management of syringomyelia during labor and delivery: a case series and systematic review. Anesthesia & Analgesia, 125(3):913-924, 2017.
Referência 2
Jayaraman Lakshmi; Sethi Nitin; Sood Jayashree. Anestesia para cesarea en paciente con siringomielia lumbar. Revista Brasileira de Anestesiologia, 2011, 61: 471-473.
Palavras Chave
Syringomyelia; anesthesia
Área
Anestesia Obstétrica
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
Centro Universitário Univértix - Minas Gerais - Brasil
Autores
ELISA VIANA SOUSA, NOELLE CAROLINA FERREIRA CAMPOS CAMPOS, MARIANA DE FARIA GARDINGO DINIZ