Dados do Trabalho


Título

Eficácia do sulfato de magnésio sistêmico perioperatório como adjuvante anestésico na mastectomia: uma revisão sistemática

Descrição

Justificativa e objetivos: O uso de sulfato de magnésio como adjuvante anestésico tem ganhado atenção em diversas cirurgias de grande porte. Contudo, sua eficácia em cirurgias mamárias, especialmente mastectomias, ainda é pouco documentada. Portanto, esta revisão sistemática busca avaliar as evidências disponíveis sobre o uso perioperatório do magnésio sistêmico em pacientes submetidos à mastectomia.

Métodos: Realizamos uma busca sistemática nas bases de dados PubMed, Embase e Cochrane Library para identificar estudos randomizados que compararam o uso de sulfato de magnésio como adjuvante em cirurgias de mama. A estratégia de busca utilizada foi: (“magnesium” OR “MgSO4”) AND ("mastectomy" OR "breast surgery" OR "breast cancer surgery"). Os principais desfechos avaliados foram dor e consumo de analgésicos no pós-operatório. Uma análise secundária foi feita quanto à incidência de dor crônica e risco de náusea e vômito pós-operatório(NVPO).

Resultados: Incluímos 9 ensaios clínicos randomizados, totalizando 646 pacientes submetidos à mastectomia para tratamento oncológico. Destes, 357 (55,2%) receberam sulfato de magnésio venoso perioperatório como parte da intervenção. A posologia variou entre os ensaios, com doses de 50 mg/kg em bolus ou 30 a 50 mg/kg em bolus, seguidas da infusão contínua intraoperatória de 10 a 20 mg/kg/h. Um estudo adicionou pregabalina ao magnésio, enquanto outro combinou magnésio com lidocaína endovenosa. De forma geral, a maioria dos estudos relatou melhora na dor aguda, especialmente nas primeiras 12 horas de pós-operatório. Entretanto, dois estudos não encontraram diferença significativa entre magnésio e placebo em relação à dor. Estes dois ensaios, por sua vez, relataram uma melhora substancial da dor com a adição de pregabalina perioperatória ou lidocaína intraoperatória ao magnésio sistêmico, apresentando melhores resultados comparados ao uso isolado do magnésio. Além da redução da dor, houve menor necessidade de analgésicos no pós-operatório, embora esse resultado não tenha sido consistente entre todos os estudos. Em relação à dor crônica e à incidência de NVPO, os estudos mostraram que o magnésio não apresenta efeito protetor, não sendo um alvo terapêutico eficaz para essas finalidades.

Conclusão: O uso perioperatório do sulfato de magnésio mostrou potencial para melhorar a dor aguda pós-operatória em pacientes submetidos à mastectomia e reduzir a necessidade de analgésicos. No entanto, esses benefícios foram inconsistentes e mais perceptíveis quando o sulfato de magnésio foi utilizado em combinação com outras medicações, como lidocaína ou pregabalina. Por fim, os estudos não demonstraram qualquer vantagem do sulfato de magnésio na prevenção da dor crônica ou na redução de náuseas e vômitos pós-operatórios.

Referência 1

Akbudak IH, Yılmaz S, Ilhan S, et al. The effect of preemptive magnesium sulfate on postoperative pain in patients undergoing mastectomy: a clinical trial. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2023;27(17):7907-7913. doi: 10.26355/eurrev_202309_33549.

Referência 2

Araújo JNF, Lima MVA, Nakamura G. Analgesic effect of pregabalin and magnesium sulfate after mastectomy with axillary lymphadenectomy. BrJP. 2022;5(1):14-19. doi: 10.5935/2595-0118.20220008.

Link para o registro de dados

Não se aplica

Link para o registro de estudo

Não se aplica

Palavras Chave

Sulfato de Magnésio;

Área

Medicina Perioperatória

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

FAMEMA - São Paulo - Brasil

Autores

ALEXANDRE YAMADA FUJIMURA JR, DAYSE MÍRIAN NUNES ARAÚJO, RAMON WERNER HERINGER GUTIERREZ , ARNALDO BASTOS DOS SANTOS SANTOS