Dados do Trabalho


Título

CETAMINA COMPARADA AO FENTANIL DURANTE A INDUÇÃO ANESTÉSICA PARA INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Descrição

Justificativa e Objetivos: A ketamina, conhecida por suas propriedades analgésicas, amnésicas e sedativas, é um anestésico sedativo dissociativo e atua principalmente como um antagonista não competitivo do receptor N-metil-D-aspartato (NMDA) no sistema nervoso central. O fentanil, opioide sintético potente, atua, primariamente na interação com os receptores μ-opioides no sistema nervoso central e periférico, proporcionando analgesia e sedação profundas. Ambos agentes são amplamente utilizados na prática anestésica e em situações de emergência, como a intubação endotraqueal. Embora sejam eficazes na indução anestésica e no controle da dor, suas propriedades e mecanismos de ação diferem significativamente, gerando efeitos colaterais hemodinâmicos e respiratórios. Esta revisão sistemática visa comparar a eficácia e segurança da Cetamina em relação ao Fentanil durante a indução anestésica para intubação traqueal, avaliando parâmetros como estabilidade hemodinâmica, tempo de intubação, efeitos colaterais e recuperação pós-operatória. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática seguindo as diretrizes do PRISMA, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MESH) “Fentanyl”, “Ketamine” e “Intubation”, combinados com o operador “and”, no banco de dados PubMed,Cochrane Library e Embase. Os critérios de inclusão foram estudos publicados entre 2019 e 2024, em inglês ou português, disponíveis na íntegra, enquanto estudos de revisão, duplicatas, ou que não estavam diretamente relacionados ao tema foram descartados. Por fim, 8 artigos foram incluídos nesta revisão sistemática. Resultados: Os estudos evidenciaram que a recuperação pós-operatória tende a ser mais rápida e com menos complicações psicomiméticas em pacientes que receberam fentanil, embora a cetamina ofereça a vantagem de menor depressão respiratória e uma recuperação mais estável em termos de pressão arterial. Isso é particularmente importante em pacientes hemodinamicamente instáveis. Já em relação ao tempo de intubação, ambos proporcionam condições adequadas para a intubação dentro de tempos similares. Conclusão: Tanto a cetamina quanto o fentanil possuem vantagens e desvantagens no contexto da indução anestésica para intubação. Compreender as distinções entre esses fármacos e sua relevância na intubação é essencial para melhorar a segurança e a eficácia do manejo anestésico em situações de emergência.

Referência 1

Ferguson IMC, Miller MR, Partyka C, Bliss J, Aneman A, Harris IA. The effect of ketamine and fentanyl on haemodynamics during intubation in pre‐hospital and retrieval medicine. Acta Anaesthesiologica Scandinavica. 2023 Mar 13;67(3):364–71.

Referência 2

Engstrom K, Brown CS, Mattson AE, Lyons N, Rech MA. Pharmacotherapy optimization for rapid sequence intubation in the emergency department. The American Journal of Emergency Medicine. 2023 Aug;70:19–29.

Palavras Chave

“Fentanila”; “Cetamina”; “Intubação”

Área

Anestesia e sedação fora da sala de cirurgia

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET S.A.INST.MATERN.INFANT.PE-IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

DANILO RODRIGUES, LUCAS SOUZA, DAVI SANTOS, HENRIQUE FARIAS, GUSTAVO ALBUQUERQUE, CAMILA SOUSA