Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DO USO DE CETAMINA NO TRATAMENTO DA DOR AGUDA DE PACIENTES COM CRISE VASO-OCLUSIVA SECUNDÁRIA À DOENÇA FALCIFORME: Uma Revisão Sistemática

Descrição

Justificativa e objetivos: A doença falciforme tem como uma repercussão a crise vaso-oclusiva (CVO) que gera dor aguda nos pacientes acometidos. É uma condição de frequente hospitalização do paciente para o manejo da dor e, que muitas vezes, é necessário a administração de opióides em altas doses. Essa revisão objetiva explorar como a cetamina pode beneficiar o controle satisfatório da dor na CVO. Método: Revisão sistemática que tem como base artigos publicados entre 2014 e 2024 nas bases de dados MEDLINE, EMBASE e COCHRANE. O método de busca se deu com os descritores "ketamine” e “sickle cell disease”, correlacionados através do operador booleano "AND". Encontrados 197 artigos, dos quais 52 duplicados foram removidos e selecionando-se 44 após análise do título/abstract. Os artigos foram revisados por dois juízes independentes (GA e PT). Um terceiro juiz (DC) resolveu quaisquer conflitos sobre a inclusão do estudo. Resultados: A cetamina reduz significativamente a intensidade da dor, porém não há conclusão que seja superior a morfina. A cetamina apresentou eficácia comparável à morfina na redução da dor durante a CVO e possui uma incidência maior de efeitos adversos não graves e reversíveis comparado à morfina, de acordo com estudos de Froomkin e de Alshahrani. Pacientes que receberam cetamina tiveram melhora mais rápida no nível de consciência e menor necessidade de resgate analgésico, sem diferenças importantes nos parâmetros cardiovasculares e de saturação de oxigênio. O uso conjunto da cetamina com morfina reduziu significativamente o uso de opioide em altas doses para o manejo da dor. Essa combinação melhorou as pontuações de dor em comparação com tratamentos convencionais e diminuiu os efeitos colaterais indesejados das altas doses de opioides. Conclusões: A cetamina é uma alternativa para o tratamento da CVO em pacientes com doença falciforme, sendo eficaz na redução da dor aguda e com um perfil de segurança aceitável. Os resultados indicam que a cetamina está associada a um potencial superior à morfina em vários aspectos, como na rapidez do alívio da dor, na menor incidência de efeitos colaterais respiratórios e no risco reduzido de dependência. Além disso, a cetamina tem mostrado eficácia em pacientes que não respondem bem aos opioides tradicionais... No entanto, são necessários mais estudos clínicos randomizados e controlados para confirmar tais achados e firmar diretrizes claras. O uso de estratégias multidisciplinares e individuais pode melhorar bastante a qualidade de vida dos pacientes com CVO.

Referência 1

: Froomkin J, Knoebel RW, Dickerson D et al. Impact of Ketamine in the Management of Painful Sickle Cell Disease Vaso-Occlusive Crisis. Hospital pharmacy. 2022;57(1):176–81.

Referência 2

Alshahrani MS, AlSulaibikh AH, ElTahan MR et al. Ketamine administration for acute painful sickle cell crisis: A randomized controlled trial. Academic Emergency Medicine. 2022;29(2):150–8.

Palavras Chave

: “Anemia Falciforme”; “Cetamina”; “Analgesia”

Área

Medicina da Dor, Cuidados Paliativos e Cuidados em Fim de Vida

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET S.A.INST.MATERN.INFANT.PE-IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

DANILO RODRIGUES, GUSTAVO ALBUQUERQUE , PAULA TELLES, DAVI SANTOS, HENRIQUE FARIAS, CAMILA SOUSA