Dados do Trabalho
Título
AVANÇOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MONITORAMENTO E CONTROLE DA ANESTESIA EM PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS E CLÍNICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
Descrição
JUSTIFICATIVA E OBJETIVO:O uso da Inteligência Artificial (IA) na medicina ganhou muito destaque nos últimos anos, principalmente na área da anestesiologia. Grande parte do sucesso se deve a capacidade de precisão e eficácia dessa ferramenta durante os procedimentos, o que proporciona maior segurança ao paciente. Porém, as implicações a longo prazo e a aplicabilidade em diferentes contextos clínicos não são bem compreendidas. Diante disso, torna-se necessário a realização de uma revisão sistemática com o fito de sintetizar as evidências mais recentes sobre o uso da IA na anestesiologia a fim de elucidar a sua aplicação prática e segurança do paciente. MÉTODO: Foi realizada uma revisão sistemática por meio da seleção de estudos na base de dados MEDLINE-PubMed (National Library of Medicine, National Institutes of Health), BVS (Biblioteca Virtual em saúde) e Scielo publicados entre os anos de 2014 a 2024. Os descritores utilizados foram “artificial intelligence” AND “anestesia contro”. Encontrou-se 59 estudos dos quais 6 foram selecionados por uma análise crítica através do método PRISMA. Incluiu-se apenas ensaios clínicos randomizados na língua inglesa, portuguesa e espanhola. RESULTADO: Os estudos mostraram que o uso da IA na anestesiologia proporciona maior precisão dos bloqueios nervosos, consequentemente, redução da dor e do uso de opioides pós-operatórios. Ademais, houve melhora das métricas de qualidade perioperatórias e resultados clínicos, incluindo a redução da mortalidade, delírio, insuficiência respiratória e lesão real aguda. Além disso, em procedimentos não cirúrgicos que se utiliza sedação como endoscopias, observou-se redução de eventos adversos em paciente cujos níveis de sedação foram controlados por IA. CONCLUSÃO: Por tanto, o uso da IA nos procedimentos cirúrgicos e clínicos apresentaram melhora do manejo da sedação, controle da dor, redução de complicações e melhora dos resultados clínicos perioperatórios. Esses avanços indicam que a IA pode aumentar a segurança e a eficácia no manejo anestésico, porém é necessário mais pesquisa para compreender suas implicações a longo prazo e em diferentes contextos clínicos.
Referência 1
CHEN, X. et al. Evaluating the effect of an artificial intelligence system on the anesthesia quality control during gastrointestinal endoscopy with sedation: a randomized controlled trial. BMC Anesthesiology, v. 22, n. 1, 7 out. 2022.
Referência 2
KING, C. R. et al. Protocol for the Effectiveness of an Anesthesiology Control Tower System in Improving Perioperative Quality Metrics and Clinical Outcomes: the TECTONICS randomized, pragmatic trial. F1000Research, v. 8, p. 2032, 29 nov. 2019.
Palavras Chave
anestesiologia; Inteligência Artificial
Área
Tecnologia/Equipamento/Monitoramento
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - São Paulo - Brasil
Autores
SAMIRA SAYAR , RAFAEL BRASILEIRO FERNANDES , EDUARDA MENDONÇA DERCY , EDUARDA STAPF PINEHIRO SOUZA , ARIELLE SERVATO ROSSI, LARISSA SOARES LEITE