Dados do Trabalho


Título

Alergia ao Sugamadex: relato de caso

Descrição

Introdução
O Sugammadex é um medicamento que faz a reversão direta de bloqueadores neuromusculares aminoesteroides, sendo sua maior afinidade com rocurônio.
Em geral, é uma droga bem tolerada pelos pacientes. A reação alérgica é rara, tendo uma incidência menor do que 1% se for o primeiro contato do paciente com a droga e acredita-se que essa porcentagem aumente caso sejam usadas doses maiores e com mais de uma exposição. O contato prévio com alimentos ou outras fórmulas que contenham a ciclodextrina pode explicar uma hipersensibilidade ao sugammadex.
Este relato visa apresentar um caso de hipersensibilidade ao sugammadex.
Relato de caso
Paciente masculino, 57 anos, 74 kg, 1,68m, em uso de sinvastatina 10mg/d. HPP: dislipidemia, valvopatias mitral (refluxo importante) e aórtica (refluxo moderado). Foi submetido à cirurgia de dupla troca valvar, com implante de próteses biológicas. Realizada anestesia geral venosa total, com indução por sufentanil 50mcg + clonidina 100 mcg + etomidato 20mg + rocurônio 50mg e manutenção com propofol + remifentanil em BIC. Realizada profilaxia para náuseas e vômitos e analgesia com adjuvantes, além de metadona 7mg para analgesia pós-operatória. O procedimento transcorreu sem intercorrências, com tempo de pinça de 93 min e tempo de CEC de 104 min. Ao final da cirurgia, paciente apresentou hipotensão importante após a realização da reversão do bloqueio neuromuscular com sugammadex, refratária a volume e com melhora apenas parcial com uso de noradrenalina. Após isso, foram notadas placas eritematosas pelo corpo e a presença de sibilos à ausculta. Diante da suspeita de reação alérgica, foi realizada uma dose de fenergan IM e hidrocortisona 200mg EV. A dose de adrenalina foi omitida pela melhora do quadro com o uso da noradrenalina enquanto se investigava a causa da hipotensão. Após essas medidas, paciente apresentou melhora importante do quadro clínico e dermatológico. Foi extubado sem intercorrências, e encaminhado à UTI estável hemodinamicamente, sob uso de CN O2, com bom padrão respiratório.
Discussão e conclusão
A anafilaxia por fármacos pode ser: imunológica IgE com ativação de linfócitos Th2; vias IgE independente, com ativação do sistema complemento; IgG diretamente; ou não imunológica com ativação direta dos mastócitos.
Como dito anteriormente, a reação anafilática ao sugammadex é pouco frequente durante os ensaios clínicos realizados pré-comercialização e as reações podem ocorrer de forma leve ou até formas mais graves como choque anafilático.
Com isso, é importante se considerar uma reação alérgica ao sugammadex quando surgem os sintomas logo após a sua administração e não há outras causas aparentes. Embora rara, essa manifestação clínica pode ocorrer e deve nos chamar atenção para que o efetivo tratamento possa ser implantado.

Referência 1

Solé, D., Spindola, M. A. C., Aun, M. V., de Araújo Azi, L. M. T., Bernd, L. A. G., Garcia, D. B., Capelo, A. V., de Oliveira Cumino, D., Lacerda, A. E., Lima, L. C., Morato, E. F., Nunes, R. R., de Paula Motta Rubini, N., da Silva, J., Tardelli, M. A., Watanabe, A. S., Curi, E. F., & Sano, F. Atualização sobre reações de hipersensibilidade perioperatória: documento conjunto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) - Parte II: etiologia e diagnóstico. Rev Bras de Anestesiol, 2020, 643–61..

Referência 2

Mitchell, C., Lobaz, S., & Giles, E.. An Overview of Sugammadex. World Federation of Societies of Anesthesiologists. https://resources.wfsahq.org/wp-content/uploads/332_english.pdf Acessado em 27/07/2024

Palavras Chave

Sugamadex; Alergia medicamentosa; Alergia a Sugamadex

Área

Medicina Perioperatória

Fonte de financiamento

Instituição de Origem

Instituições

CET DO HOSPITAL VERA CRUZ - São Paulo - Brasil

Autores

ALEXANDRE BEDESCHI DA SILVEIRA E SILVA, GABRIEL AFFONSO SOMMAVILLA DE GRANDE, CARINA SANTIAGO SOARES, LEANDRO MARQUES CORREA, THIAGO ROMANELLI RIBEIRO, ANA PAULA NUNES DE ALBUQUERQUE