Dados do Trabalho


Título

BLOQUEIO CONTÍNUO SUPRACLAVICULAR PARA MANEJO DE DOR EM FRATURA COMPLEXA DE ÚMERO PROXIMAL: RELATO DE CASO

Descrição

INTRODUÇÃO: O bloqueio de plexo braquial via interescalênica ou o bloqueio seletivo de raiz de C5 e C6 são algumas das abordagens para cirurgias de ombro, úmero proximal e da clavícula. No entanto, a sua administração em dose única pode vir a ser uma estratégia parcialmente eficaz em algumas cirurgias.. A opção pelo uso do cateter, portanto, assume importância para a analgesia intermitente e mobilização precoce na enfermaria.
RELATO DO CASO: Paciente feminina, 53kg, 92kg e 1,65cm, hipertensa e diabética controlada, ASA II, programada correção de fratura de terço proximal de úmero esquerdo após queda da própria altura há 3 meses, evoluindo com perda de mobilidade e dor intensa. Foi indicada osteossíntese de úmero esquerdo, procedimento realizado com bloqueio seletivo da raiz de C5 e C6 ecoguiado com agulha não cortante, utilizando 15ml de ropivacaína 0,5%, seguido por indução com 100mg de propofol iv, 250 mcg de fentanil iv e 50mg de rocurônio iv, manutenção com sevoflurano 2%. Não houve necessidade de infusão de opioides durante procedimento. Ao término da cirurgia foi realizada a colocação ecoguiada de cateter de nervo periférico em região supraclavicular e administrado 5ml de ropivacaína 0,2%. Extubada sem intercorrências após 4 horas de cirurgia, encaminhada para a SRPA sem dor ou desconforto. Paciente foi mantida com o cateter durante 2 dias, tendo sido realizado 20ml de ropivacaina 0,2% após 36h da cirurgia, sem a necessidade de complementação da analgesia com opioides nesse período.
DISCUSSÃO: A analgesia comparativa entre as duas abordagens, por meio de cateter ou injeção local única, são diferentes. Dentro da abordagem com passagem de cateter, são obtidos melhores resultados e maior satisfação do paciente com redução do consumo de opióides no pós operatório e redução dos scores de dor. Dessa forma, este relato de caso contribui para demonstrar a importância do bloqueio intermitente por cateter em comparação à injeção única, como auxílio analgésico durante o período de internação em pacientes submetidos à cirurgia de úmero proximal.

Referência 1

Perlas A, Lobo G, Lo N, et al. Ultrasound-guided supraclavicular block: outcome of 510 consecutive cases. Reg Anesth Pain Med 2009; 34:171.

Referência 2

Law WZW, Sara RA, Cameron AJD, et al. Local anaesthetic delivery regimens for peripheral nerve catheters: a systematic review and network meta-analysis. Anaesthesia 2020; 75:395.

Palavras Chave

bloqueio de plexo braquial; cirurgia ortopédica; cateter de nervo periférico

Área

Anestesia Regional

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET ALFREDO AUGUSTO VIEIRA PORTELLA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LUIZ GUILHERME SZENESZI, IGOR DUQUE, PEDRO JOSE BACH, GISELLE SOUSA, MARIA CLARA ALMEIDA, GUSTAVO PERISSÉ