Dados do Trabalho


Título

BENEFÍCIOS DOS BLOQUEIOS REGIONAIS EM CIRURGIAS CARDÍACAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Descrição

Justificativa e objetivo: No contexto das intervenções cirúrgicas cardíacas, as anestesias regionais destacam-se como estratégias complementares para protocolos anestésicos multimodal, favorecendo a analgesia, minimizando complicações perioperatórias, o que é fundamental para a mecânica respiratória e atividade metabólica, reduzindo dor pós-operatória aguda e evitando a dor crônica, diminuindo significativamente o consumo de opioides intra e pós-operatório. O objetivo do trabalho foi investigar na literatura cientifica os benefícios da analgesia multimodal com os bloqueios paravertebral, plano eretor da espinha e paraesternal no resultado geral de pacientes submetidos a intervenções cirúrgicas cardíacas. Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura científica realizada nas bases de dados da US National Library of Medicine National Institutes of Health e Scientific Electronic Library Online em que investigou-se artigos originais, em língua portuguesa e inglesa, de diferentes metodologias, publicados no período de 2019 a 2024. Resultados Inicialmente foram identificados 215 estudos, sendo 79 no PubMed e 136 no SciELO. Após leitura dos títulos e resumos, 6 estudos foram excluídos por serem trabalhos de graduação, mestrado ou doutorado, 7 por estarem incompletos ou não disponíveis de forma gratuita, 62 por tratarem da temática de outras cirurgias, 18 por tratarem da temática de outros bloqueios, 73 por tratarem da temática em animais e 35 por tratarem da realização dos bloqueios periféricos após a cirurgia cardíaca. Nesta pesquisa prevaleceu estudos randomizados (28%) e o bloqueio do plano eretor da espinha foi o mais estudado de forma isolada (n=9; 64%). Conclusão: Em virtude dos aspectos abordados no presente estudo, de um modo geral, conclui-se que o bloqueio regional, quando utilizado em cirurgias cardíacas, consiste em uma técnica segura, eficaz e confortável ao paciente. Dos três tipos de bloqueios levantados nesta revisão, observou-se que todos apresentam benefícios que vão desde estadia hospitalar pós-operatória mais curta, menor pontuação na escala de dor, diminuição da necessidade de opioides até a ausência de alterações hemodinâmicas e facilidade de extubação. Na literatura científica analisada, o bloqueio do plano eretor da espinha, citado em 9 estudos de forma específica, destaca-se entre as estratégias de analgesia regionais estudadas, pois além de ser de fácil realização e seguro, acarreta diminuição de diversos efeitos adversos de analgesias intravenosas, redução da pontuação na escala de dor, da permanência na UTI e menor número de dias em ventilação mecânica.

Referência 1

Balan C, et al. Nociception Level Index-Directed Erector Spinae Plane Block in Open Heart Surgery: A Randomized Controlled Clinical Trial. Medicina (Kaunas), 2022; 58(10):1462.

Referência 2

Bhat HA, et al. To evaluate the analgesic effectiveness of bilateral erector spinae plane block versus thoracic epidural analgesia in open cardiac surgeries approached through midline sternotomy. J Anesth Analg Crit Care, 2024; 4(1):17.

Palavras Chave

Bloqueios Regionais; Cirurgias Cardíacas; Analgesia

Área

Anestesia Cardiovascular e Torácica

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET S.A.DO HOSP.UNIV.GETÚLIO VARGAS-AM - Amazonas - Brasil

Autores

DAIANA CLARA BUENO DE SOUSA BRANDÃO BARROSO, CHRISTIANE RODRIGUES DA SILVA, LEOPOLDO PALHETA GONZALEZ