Dados do Trabalho
Título
O Uso Intraoperatório De Cloreto De Cálcio Pode Ser Capaz De Reduzir Complicações Hemorrágicas Em Cesarianas: Uma Revisão Sistemática E Meta-Análise
Descrição
Justificativa e objetivos
A cesariana frequentemente requer um manejo meticuloso para mitigar possíveis complicações, sendo a perda de sangue uma preocupação primária. Recentemente, um estudo clínico randomizado verificou a redução de complicações hemorrágicas pós-cesariana a partir do uso de 1 grama de cloreto de cálcio intravenoso no período intraoperatório de uma cesariana. Dessa forma, esta meta-análise visa avaliar sistematicamente as evidências disponíveis sobre a eficácia do cloreto de cálcio na mitigação das complicações hemorrágicas pós-parto.
Método
O estudo foi previamente registrado no PROSPERO: CRD42023486723. Realizou-se uma busca nas bases de dados MEDLINE, Scopus, Cochrane Library, EMBASE e Web of Science para identificar ensaios clínicos randomizados ou estudos observacionais, sem restrições de data de publicação ou idioma, em 15 de janeiro de 2024. Os desfechos verificados incluíram: perda estimada de sangue, alteração no hematócrito, volume de administração de fluidos intravenosos, atonia uterina e escores de tônus uterino. Realizamos a análise de desfechos categóricos a partir de risco relativo e de desfechos contínuos a partir de diferença média. Definimos a heterogeneidade a partir do teste de I2, sendo considerado significativamente heterogêneo quando I2 >40%.
Resultados
O processo de seleção incluiu 72 artigos. Após triagem inicial, 67 foram excluídos. Após a revisão dos textos na íntegra, 3 ensaios clínicos randomizados foram incluídos em nossa análise, com um total de 219 pacientes. Houve uma diferença favorável à administração de cloreto de cálcio na perda estimada de sangue quando a dose de cloreto de cálcio foi de 400 mg no estudo de Farber et al. (DM = -102,83; IC 95% -180,58 a -25,07; p = 0,010), mas não houve diferença quando a dose de cloreto de cálcio foi de 200 mg. Houve uma diferença favorável à administração de cloreto de cálcio na alteração no hematócrito para ambas as doses de cloreto de cálcio utilizadas por Farber et al. 400 mg (DM = -1,69; IC 95% -2,28 a -1,10; P < 0,001) e 200 mg (DM = -1,55; IC 95% -2,13 a -0,97; P < 0,001). Não foram encontradas diferenças entre os grupos quanto à administração de fluidos intravenosos, atonia uterina, e escores de tônus uterino após 10 minutos de infusão de cloreto de cálcio.
Conclusões: Nossa meta-análise sugere que a administração de cloreto de cálcio durante cesarianas pode reduzir a perda sanguínea e melhorar os níveis de hematócrito, potencialmente contribuindo para melhores desfechos maternos ao mitigar o risco de hemorragia pós-parto. No entanto, não é possível fazer recomendações clínicas e novos estudos são necessários para verificar tanto a segurança quanto a efetividade do uso intraoperatório de cloreto de cálcio.
Referência 1
Farber MK, Schultz R, Lugo L, Liu X, Huang C, Tsen LC. The effect of co-administration of intravenous calcium chloride and oxytocin on maternal hemodynamics and uterine tone following cesarean delivery: a double-blinded, randomized, placebo-controlled trial. International Journal of Obstetric Anesthesia 2015; 24: 217–24.
Palavras Chave
Metanalise; anestesia obstétrica; hemorragia pós parto
Área
Anestesia Obstétrica
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
GUSTAVO ROBERTO MINETTO WEGNER, BRUNO FRANCISCO MINETTO WEGNER, LUIGI WOLKMER SPAGNOL, LUIS ALBERTO DA COSTA, HENRIK GERBER DE OLIVEIRA, VALENTINE WOLKMER SPAGNOL