Dados do Trabalho
Título
Representação de mulheres em cargos de liderança nas sociedades regionais de anestesiologia do Brasil
Descrição
Justificativa e objetivos: Embora o número de mulheres na medicina tenha aumentado nas últimas décadas, as mulheres continuam sub-representadas em posições de liderança principalmente nas sociedades médicas. As sociedades de anestesiologia são extremamente influentes e importantes para o desenvolvimento dos profissionais e têm como objetivo promover a melhoria da qualidade do serviço oferecido às populações ao redor do mundo. O objetivo deste trabalho é descrever a participação de mulheres nos cargos de liderança das sociedades regionais de anestesiologia do Brasil.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal baseado em dados obtidos através dos sites, redes sociais ou contato direto com as regionais. A coleta de dados foi realizada de 17 de junho a 16 de julho de 2024. Uma lista com um total de 25 sociedades de anestesiologia foi obtida no site oficial da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. A população de estudo foram os membros das diretorias das sociedades regionais de anestesiologia do Brasil. Em virtude da diferença da composição das diretorias, os cargos de liderança escolhidos para a pesquisa foram: presidente, vice-presidente, secretário e diretor financeiro ou 1o tesoureiro. Caso a regional não possuísse a informação e/ou o site oficial, as informações foram obtidas pelo site da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (https://www.sbahq.org/unidades_regionais/) ou contato com as regionais via e-mail ou telefone. Considerou-se o gênero como um binômio (feminino ou masculino) e foram utilizadas imagens ou pronomes em sites das sociedades, rede mundial (world wide web) ou pelas respostas obtidas por e-mail/telefone. Os dados foram tabulados e analisados no Excel (Microsoft Office, 2021). Por fim, foram calculadas a porcentagem de mulheres presidentes, vice-presidentes, secretarias e diretoras financeiras, além da proporção de mulheres no quadro das diretorias das sociedades em relação ao total de representantes.
Resultados: Foram obtidos dados de 24 regionais, ficando excluída apenas a regional do Acre pois não conseguimos os dados. As informações foram obtidas por meio dos sites oficiais de 17 Sociedades e via telefone de 7 Sociedades. Em relação aos cargos, 20% são presidentes, 30% são vices, 40% são secretárias e 25% são tesoureiras ou diretoras financeiras. Em todos os membros da diretoria, 29,07% eram mulheres, representando 50 mulheres e 122 homens em números gerais. A região Norte teve a maior prevalência de mulheres, com 40%, seguido da Centro-Oeste com 32%, da Nordeste com 23%, da Sudeste com 21% e da Sul com 27%.
Conclusão: Por meio deste estudo descritivo observamos que as mulheres ainda são uma população sub-representada em cargos de liderança nas sociedades de anestesiologia no Brasil e os resultados deste estudo poderão conscientizar seus membros a respeito das disparidades de gênero no País.
Referência 1
Basile ER, Byrd H, Powell-Williams M, Polania Gutierrez JJ, Riveros-Perez E. Gender Gap: A Qualitative Study of Women and Leadership Acquisition in Anesthesiology. Anesth Analg. 2023;1;136(1):6-12.
Referência 2
Harbell MW, McMullen KB, Kosiorek H, Kraus MB. Women Representation in Anesthesiology Society Leadership Positions. Anesth Analg. 2023;1;137(6):1171-1178.
Link para o registro de estudo
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1rYmnpUCbQ5w5zY21iy7_Epv-yiVprRgX/edit?usp=sharing&ouid=118307131521173829484&rtpof=true&sd=true
Palavras Chave
Equidade de Gênero; liderança
Área
Educação/Desenvolvimento Profissional Contínuo/Avaliação
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET SÃO PAULO-SERV.MÉD.DE ANEST.S/C LTDA - São Paulo - Brasil
Autores
MARIA BEATRIZ DE MORAES BASTOS GONCALVES, BEATRIZ ALMEIDA FERNANDES, ALAN DOUGLAS DE OLIVEIRA LIMA, ISADORA CARNEIRO VALADARES, BRUNO FRANCISCO FREITAS TONELOTTO, CLAUDIA MARQUEZ SIMÕES