Dados do Trabalho
Título
Eficácia de um Vídeo Explicativo na Melhora do Conhecimento de Anestesiologistas sobre o Descarte de Resíduos Hospitalares. Resultados Parciais.
Descrição
Justificativa e objetivos: O descarte de resíduos hospitalares é um tema relevante do ponto de vista financeiro, ambiental e de saúde ocupacional. Nesse contexto, os médicos anestesiologistas tem grande influência na destinação dos descartes de insumos utilizados cotidianamente durante procedimentos anestésicos. Este estudo tem por objetivo avaliar a influência da visualização de um vídeo didático no conhecimento de anestesiologistas e residentes sobre o descarte correto de resíduos hospitalares utilizados na sua prática, através de um questionário de 25 itens respondidos antes e após a visualização desse vídeo.
Método: Estudo de intervenção longitudinal realizado virtualmente. Por se tratar de um estudo inédito em uma população com características específicas, optou-se pela elaboração em duas etapas: Os 94 participantes voluntários de uma amostra piloto, que incluiu anestesiologistas e residentes em anestesiologia, responderam a um questionário online, assistiram a um vídeo explicativo com duração de quatro minutos e responderam, novamente, ao mesmo questionário. Através da resposta dos questionários da amostra piloto, estimou-se uma melhora aproximada na pontuação de 85% dos participantes, com margem de erro de 5% e poder estatístico de 95%. O tamanho da amostra calculado foi de 181 participantes, que serão convocados na segunda fase do estudo, através de e-mail enviado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia aos seus associados.
Resultados: Após assistirem ao vídeo, 83% dos participantes da amostra piloto apresentaram melhora na pontuação obtida nas respostas do segundo questionário, 9,6% tiveram sua pontuação estável e 7,4% pioraram sua pontuação (Teste de Wilcoxon, p<0,001). Essa melhora ocorreu significativamente em todos os grupos avaliados, quando comparados por gênero, idade, nível de graduação e tempo decorrido após a graduação em medicina. Houve uma melhora na pontuação média de 17,6 para 21,5 pontos e mediana de 18 para 22 pontos (Teste de Wilcoxon, p<0,001).
Conclusão: Os resultados parciais nos permitem concluir que o vídeo didático pode ser uma ferramenta eficiente que contribui para o ganho de conhecimento dos anestesiologistas e residentes sobre o correto descarte de resíduos hospitalares e, possivelmente, colaborar com o aumento da segurança dos profissionais, proteger o meio ambiente e reduzir custos das instituições de saúde. Ainda é necessária a conclusão do estudo para atingir o número de participantes estimado a fim de corroborar os dados preliminares e de avaliar adequadamente novos parâmetros, como por exemplo, o percentual de melhora das respostas avaliado através do teste de Qui-Quadrado.
Referência 1
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 222, de 28 de março de 2018. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/RDC%20ANVISA%20No%20222%20DE%2028032018%20REQUISITOS%20DE%20BOAS%20PRÁTICAS%20DE%20GERENCIAMENTO%20DOS%20RESÍDUOS%20DE%20SERVIÇOS%20DE%20SAÚDE.pdf.
Referência 2
Quemel GK, Ribeiro IC, Esteves IA, Costa TS. Revisão integrativa da literatura sobre os resíduos de serviço de saúde, com enfoque em medicamentos, e as consequências do descarte incorreto. Braz J Dev. 2021;7(5):45461-45480. doi: 10.34117/bjdv.v7i5.29405.
Palavras Chave
Resíduos Hospitalares; Descarte de Resíduos; Vídeo Educativo
Área
Educação/Desenvolvimento Profissional Contínuo/Avaliação
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET DISC.DE ANEST.FAC.MEDICINA JUNDIAÍ - São Paulo - Brasil
Autores
CÉSAR OLIVEIRA CIARI, DANIEL DE CARLI, FABIO VIEIRA TOLEDO, EDSON BOGGIANI JÚNIOR, REINALDO VARGAS BASTOS MIRANDA, ÍTALO PIRES GOMES