Dados do Trabalho


Título

Avaliação da eficácia analgésica do bloqueio do grupo nervoso pericapsular versus bloqueio do nervo femoral em pacientes submetidos a cirurgia de quadril: Uma Revisão Sistemática

Descrição

Justificativa e objetivos: Haja vista a inconclusão na literatura médica sobre a eficácia analgésica do Bloqueio do Grupo Nervoso Pericapsular (BGNP) em comparação com o Bloqueio do Nervo Femoral (BNF) em procedimentos de quadril, objetivamos realizar uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados (ECRs) que comparam esses dois tipos de bloqueio e determinar qual técnica oferece melhor controle da dor, maior preservação da atividade motora e melhor recuperação funcional pós-operatória. Método: Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados PubMed, Embase e Cochrane Central Register of Controlled Trials, abrangendo todo o conteúdo publicado até 13 de julho de 2024, visando identificar ECRs que compararam BGNP com BNF em analgesia para cirurgias de quadril. A revisão sistemática foi conduzida conforme os protocolos PRISMA e o Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Resultados: Após a remoção dos estudos duplicados, inelegíveis e indisponíveis para acesso, 4 artigos foram incluídos no presente estudo segundo os critérios de inclusão. No total, a pesquisa abrangeu 250 pacientes, dos quais 125 foram submetidos ao BGNP, enquanto que 125 receberam o BNF. O BGNP mostrou-se superior na redução da dor pós-operatória imediata, com escores de dor significativamente menores em todos os estudos. Além disso, o BGNP demonstrou uma preservação mais eficaz da força do quadríceps femoral, resultando em menor fraqueza muscular após a cirurgia. A duração do bloqueio sensorial foi maior no grupo BGNP, proporcionando uma analgesia pós-operatória mais prolongada. Esta vantagem foi acompanhada por uma redução no tempo até a alta hospitalar, com pacientes do grupo BGNP recebendo alta mais cedo do que aqueles no grupo BNF. A satisfação dos pacientes e dos anestesiologistas também foi maior com o uso do BGNP. Os estudos incluíram tanto pacientes em geral quanto pacientes geriátricos, e os benefícios do BGNP foram consistentes em ambos os grupos. Não foram observadas diferenças significativas nos parâmetros hemodinâmicos entre os grupos, indicando que ambos os métodos são, aparentemente, igualmente seguros do ponto de vista hemodinâmico. Conclusões: Pode-se inferir que o BNGP é superior ao BNF em termos de eficácia analgésica, menor dor pós-operatória, preservação da força muscular e maior satisfação dos pacientes e anestesiologistas. O BGNP também foi associado a um tempo mais curto até a alta hospitalar. Portanto, o BGNP, provavelmente, pode ser considerado uma alternativa preferível ao BNF para analgesia em cirurgias de quadril.

Referência 1

Casas Reza P., Gestal Vázquez M., Sampayo Rodríguez L. et al. Retrospective analysis of regional anaesthesia in hip surgery: A clinical audit. Rev Esp Anestesiol Reanim (Engl Ed), 2024; 71(3):160-170.

Referência 2

Allard C, Pardo E, de la Jonquière C, et al. Comparison between femoral block and PENG block in femoral neck fractures: A cohort study. PLoS One, 2021; 16(6):e0252716.

Palavras Chave

Bloqueio Pericapsular; Bloqueio Femoral; Cirurgia de Quadril

Área

Anestesia Regional

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

Universidade Federal da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

CARLOS HENRIQUE DE OLIVEIRA FERREIRA, JOÃO DE BRITO LIRA NETO, ADRIEL CAPISTRANO RIBEIRO, ERICK DE PAIVA LOPES FILHO, DÉBORA VIEIRA LOIOLA COUTINHO, DIEGO CARLO PEREIRA FERNANDES DOS ANJOS