Dados do Trabalho
Título
Revisão Sistemática: Estudo comparativo entre o bloqueio do nervo femoral e a raquianestesia unilateral para artroscopia ambulatorial do joelho.
Descrição
Justificativa e objetivos: Devido à curta permanência hospitalar associada à artroscopia ambulatorial do joelho, é crucial que os anestesiologistas ofereçam um esquema analgésico eficaz e seguro. A raquianestesia unilateral é uma opção comum para este tipo de cirurgia, enquanto o bloqueio do nervo femoral também é eficaz na analgesia necessária. Este estudo visa comparar a eficácia da raquianestesia unilateral com o bloqueio do nervo femoral na artroscopia ambulatorial do joelho. Método: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada por meio das bases de dados PubMed e BVS, em julho de 2024, de artigos publicados nos últimos 5 anos (2019-2024). A busca dos estudos foi feita na língua inglesa com os seguintes descritores e operadores booleanos: "Lower Extremity" AND "femoral nerve block" AND "spinal anesthesia". Encontrou-se o equivalente a 20 artigos nas 2 bases de dados utilizadas. A triagem, elegibilidade e extração dos dados foram feitas por dois revisores. Resultados: Os artigos identificados na pesquisa de banco de dados foram selecionados seguindo os critérios de inclusão e exclusão. Após a remoção de artigos duplicados (n=6) e dos trabalhos e monografias com pouca ou nenhuma relevância para o tema proposto (n=4), 10 artigos foram analisados. As análises mostram que a raquianestesia unilateral proporciona estabilidade hemodinâmica, especialmente em idosos e pacientes com estado físico ASA III-IV. Essa técnica oferece analgesia satisfatória para pacientes ambulatoriais, evitando o bloqueio desnecessário do nervo no membro contralateral.Todavia, pode resultar em deambulação tardia e náuseas no pós-operatório.Em comparação, estudos indicam que o bloqueio do nervo femoral, além de oferecer maior estabilidade hemodinâmica e analgesia mais rápida, facilita a recuperação da função da bexiga e da deambulação, reduz o tempo de indução anestésica e as náuseas pós-operatórias, resultando em alta hospitalar mais rápida. Entretanto, a técnica deve ser cuidadosamente avaliada, pois pode causar enfraquecimento da força muscular do quadríceps, aumentando o risco de queda. Ambas as técnicas proporcionam analgesia similar e satisfatória no período peri e pós-operatório.Conclusão: Portanto, é evidente que ambas as técnicas analgésicas proporcionam analgesia eficaz e satisfatória no período peri e pós-operatório para pacientes submetidos à artroscopia ambulatorial do joelho. No entanto, o bloqueio do nervo femoral oferece vantagens adicionais, como maior estabilidade hemodinâmica, recuperação mais rápida da função da bexiga e da deambulação, além de reduzir náuseas pós-operatórias, resultando em uma alta hospitalar mais rápida. Embora os benefícios da técnica sejam significativos, os riscos de enfraquecimento do quadríceps devem ser cuidadosamente considerados. Assim, o bloqueio do nervo femoral se destaca como uma excelente alternativa para analgesia em artroscopias ambulatoriais do joelho, equilibrando eficácia e segurança.
Referência 1
Dabir, Shideh, et al. “Comparison of the Combined Femoral and Lateral Femoral Cutaneous Nerve Block Plus Popliteal Block with Spinal Anesthesia for Thigh Tourniquet Pain During Foot or Ankle Surgery: A Randomized Clinical Trial”. Anesthesiology and Pain Medicine, vol. 10, no 4, agosto de 2020. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.5812/aapm.103674.
Referência 2
Chuan, A., et al. “Adductor Canal versus Femoral Triangle Anatomical Locations for Continuous Catheter Analgesia after Total Knee Arthroplasty: A Multicentre Randomised Controlled Study”. British Journal of Anaesthesia, vol. 123, no 3, setembro de 2019, p. 360–67. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1016/j.bja.2019.03.021.
Palavras Chave
Lower Extremity; femoral nerve block; spinal anesthesia
Área
Anestesia Regional
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET MENINO JESUS DE PRAGA - Sergipe - Brasil
Autores
ISADORA GONÇALVES DA ROCHA , FABRICIO DIAS ANTUNES, MARIANA OLIVEIRA BARRETO, VINÍCIUS DE SOUZA ELOY, SOPHIA CAVALCANTE MITIDIERI, VANESSA RAMOS DE FARIA SANTANA