Dados do Trabalho


Título

Efeitos de estratégia farmacológica e não farmacológica na ansiedade pré operatória de crianças submetidas à cirurgia ambulatorial: Estudo prospectivo, aleatório, encoberto

Descrição

A elevada frequência de ansiedade pré-operatória em pacientes pediátricos, tem como consequência o surgimento de comportamentos negativos no pós-operatório. Atualmente na literatura, há escassez de estudos comparando estratégias não-farmacológicas e farmacológicas para promover a ansiólise. Portanto, o objetivo primário deste estudo foi comparar o efeito entre um vídeo, em formato de desenho animado e o uso de midazolam, solução oral, administrado como medicação pré-anestésica na redução da ansiedade no pré-operatório de pré-escolares submetidos à postectomia. Os objetivos secundários foram verificar a frequência de delírio pós-operatório, a associação entre ansiedade e delírio e avaliar o tempo de permanência hospitalar. Método: Estudo prospectivo randomizado, aleatório e encoberto, realizado em um único centro, com cento e cinquenta e uma crianças de 2 a 7 anos, que foram randomizadas em três grupos: grupo controle (GC) que recebeu informações verbais (49), grupo vídeo (GV) recebeu informações via vídeo autoral (51) e grupo midazolam (GM) na dose de 0,25mg.kg‾¹ (51). A ansiedade pré-operatória foi analisada por meio da Escala de Yale modificada e a presença de delírio pela Escala de PAED. Resultados: Os pacientes que assistiram ao vídeo ficaram menos ansiosos quando comparados ao grupo midazolam (p-valor = 0,038). O grupo vídeo e o grupo controle tiveram menor frequência de delírio, quando comparadas ao grupo midazolam (p-valor < 0,00001). Houve associação significativa (p-valor = 0,008) entre a presença de ansiedade e delírio nos três grupos. Foi observado atraso na alta hospitalar no grupo midazolam comparado ao grupo vídeo e controle (p-valor = 0,0001). Conclusão: O uso de vídeo apresentou maior redução da ansiedade pré-operatória, delírio no pós-operatório e tempo de alta hospitalar em comparação ao uso de midazolam como medicação pré-anestésica em crianças submetidas a procedimentos eletivos ambulatoriais

Referência 1

Cumino DO, Vieira JE, Lima LC, Stievano LP, Silva RA, Mathias LA. Smartphone-based behavioural intervention alleviates children's anxiety during anaesthesia induction: A randomised controlled trial. Eur J Anaesthesiol. 2017;34(3):169-175

Referência 2

Stewart B, Cazzell MA, Pearcy T. Single-Blinded Randomized Controlled Study on Use of Interactive Distraction Versus Oral Midazolam to Reduce Pediatric Preoperative Anxiety, Emergence Delirium, and Postanesthesia Length of Stay. J Perianesth Nurs. 2019;34(3):567-575.

Link para o registro de dados

https://ensaiosclinicos.gov.br/rg/RBR-4d9d42n (RBR-4d9d42n 8 de fevereiro de 20223)

Palavras Chave

Ansiedade; delirio; midazolam;

Área

Anestesia Pediátrica

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET PROF. SILVIO RAMOS LINS - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ALEXANDRA REZENDE ASSAD, CAROLINA PAULA VASCONCELLOS, LAURA GRACEZ DE CARVALHO TAVORA MELLO, LIVIA MIGUÉIS BERARDINELLI, MARIANA DOS SANTOS MATTOS TAVARES, ADAUTO DUTRA MORAES BARBOSA