Dados do Trabalho
Título
O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA LOGÍSTICA DO BLOCO CIRÚRGICO NO BRASIL - UMA REVISÃO NARRATIVA
Descrição
Justificativa e Objetivos: A logística do bloco cirúrgico (BC) é vital para a eficiência e segurança hospitalar. No Brasil, desafios como gestão de tempo e alocação de recursos são significativos. A inteligência artificial (IA) oferece soluções inovadoras para otimizar processos, prever necessidades e melhorar a qualidade do atendimento. Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto da IA na logística do BC no Brasil, destacando suas aplicações práticas e benefícios. Método: Realizou-se uma busca no PubMed e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): "Inteligência Artificial", "Bloco Cirúrgico", e "Brasil", combinados entre si pelo operador booleano AND. A busca ocorreu no mês de junho de 2024 e não foram encontrados resultados pertinentes ao nosso país. Foi, então, pesquisado os mesmos descritores, exceto “Brasil” que foi substituído por “Logística”. Foram selecionados como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol, que abordassem a temática, nos últimos cinco anos. Definiu-se critérios de exclusão: teses, dissertações, monografias e artigos que não contemplavam o tema. A partir da busca foram encontrados 89 estudos e selecionados 2 artigos para compor a revisão. Resultados: O estudo de Bellini et al. (2019) mostrou que a IA melhora a alocação de recursos, prevê com precisão os tempos de cirurgia e reduz os tempos de inatividade das salas operatórias, resultando em maior eficiência operacional e redução de custos. Já o de Gabriel et al. (2022) demonstrou que modelos de aprendizado de máquina preveem com precisão o término de cirurgias ambulatoriais e a alta da sala de recuperação, otimizando o uso das instalações e melhorando a satisfação dos pacientes. Conclusões: A ausência de estudos específicos para o Brasil aponta para uma lacuna de pesquisa que precisa ser preenchida. Ambos os estudos citados indicam o potencial significativo da IA na logística do BC, sugerindo que sua aplicação pode trazer melhorias substanciais em termos de eficiência e gestão de recursos, o que é relevante para qualquer contexto hospitalar, incluindo o brasileiro.
Referência 1
Bellini V, Guzzon M, Bigliardi B et al. Artificial Intelligence: A New Tool in Operating Room Management. Role of Machine Learning Models in Operating Room Optimization. Journal of Medical Systems, v. 44, n. 1, 10 dez. 2019.
Referência 2
Gabriel RA, Harjay B, Simpson S et al. Machine Learning-Based Models Predicting Outpatient Surgery End Time and Recovery Room Discharge at an Ambulatory Surgery Center. Anesthesia and Analgesia, v. 135, n. 1, p. 159–169, 1 jul. 2022.
Palavras Chave
Inteligência Artificial; Logística; Bloco Cirúrgico
Área
Tecnologia/Equipamento/Monitoramento
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
ARTHUR VILAÇA DINIZ REZENDE, VINICIUS KAISER QUEIROZ, LETICIA CAVALCANTE DA COSTA ARAGÃO, DANILO PEREIRA FERMINO, ACRIZZA GIULIA RHUANE SANTOS AZEVEDO, JÉSSICA PRADO CARNEVALLI