Dados do Trabalho
Título
Análise Crítica das Estratégias Educativas no Ensino de Anestesiologia durante a Graduação em Medicina: Revisão Sistemática
Descrição
JUSTIFICATIVA E OBJETIVO: Na formação médica, o estudo da Anestesiologia é crucial, e diversas medidas educativas são implementadas para garantir uma compreensão abrangente e prática. A integração de teoria, prática clínica, simulações e estágios é fundamental para capacitar os estudantes a lidar eficazmente com a anestesia no contexto médico. Neste permeio, a presente pesquisa objetiva analisar no contexto atual quais são as medidas educativas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em anestesiologia durante a graduação de Medicina. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática, na qual foi utilizada a base de dados SCIELO, com uso dos descritores: “EDUCATION” AND “TEACHING” AND “ANESTHESIOLOGY” AND “MEDICAL DEGREE”, no recorte temporal de 2019 a 2023 sendo encontradas 17 investigações e utilizado o critério de inclusão apenas as pesquisas em formatos open access, filtrando para 14 investigações, que foram lidas na íntegra para o presente trabalho, seguindo as diretrizes do protocolo prisma. RESULTADOS: No cenário contemporâneo da formação em Anestesiologia durante a Graduação de Medicina, a presença e o impacto das inovações tecnológicas são fundamentais. Além das aulas convencionais, a abordagem educativa incorpora avanços notáveis. Destacam-se as simulações de alta fidelidade, que reproduzem situações clínicas realistas, permitindo que os estudantes pratiquem e aprimorem suas habilidades anestésicas em ambientes simulados controlados. Essas simulações promovem a tomada de decisões rápidas e precisas, preparando os alunos para desafios reais. Paralelamente, recursos multimídia, como vídeos, aplicativos e plataformas online, desempenham um papel essencial, oferecendo acesso a conteúdos atualizados, estudos de casos dinâmicos e materiais educativos interativos. Essa diversidade de ferramentas tecnológicas complementa os estágios práticos, nos quais os alunos têm a oportunidade de acompanhar profissionais experientes, integrando teoria e prática de maneira inovadora. Assim, a sinergia entre métodos tradicionais e tecnológicos oferece uma experiência de aprendizagem rica e abrangente no campo da Anestesiologia. CONCLUSÕES: A integração das inovações tecnológicas na formação em Anestesiologia durante a Graduação de Medicina amplia a preparação dos alunos, proporcionando uma experiência educativa dinâmica e completa para lidar com os desafios contemporâneos da prática médica especializada.
Referência 1
ROCHLEN, L.R. et al. Modules for the technical skills section of the OSCE component of the American Board of Anesthesiology APPLIED Examination. MedEdPORTAL, v. 15, 2019.
Referência 2
CALLAHAN, W. Technology as facilitator of quality education: A model. In:EdMedia+Innovate Learning. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2021. p. 225-227.
Palavras Chave
EDUCAÇÃO; GRADUAÇÃO; anestesiologia
Área
Educação/Desenvolvimento Profissional Contínuo/Avaliação
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
AFYA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - Paraíba - Brasil
Autores
MARIA CAROLINE GALIZA DE MORAIS, ANA CARLA ARRUDA PESSOA, ITALO CÉSAR FERNANDES DE OLIVEIRA, JOAO PEDRO LEAL DE LIMA, ANDRÉ LUÍS BELMIRO MOREIRA RAMOS, ANDERSON MEDEIROS DE LIMA