Dados do Trabalho
Título
Revisão Sistemática: Benefícios do uso de inteligência artificial em bloqueios nervosos guiados por USG
Descrição
Justificativa e objetivos: O uso de inteligência artificial (IA) torna-se cada vez mais comum na prática médica, principalmente em exames de imagem, melhorando sua eficácia, pois auxilia médicos na identificação e localização de estruturas e achados. No contexto de ultrassonografia, por se tratar de um exame muito dependente da perícia do profissional, a inteligência artificial assistiva tem um papel importante com o aumento da qualidade do exame, gerando um maior bem estar ao paciente. Dessa forma, esse estudo visa avaliar os benefícios do uso da inteligência artificial em bloqueios guiados por ultrassom. Método: Refere-se a uma revisão sistemática realizada através da base de dados BVS, em julho de 2024, com os descritores “inteligência artificial”, “bloqueio nervoso” e “ultrassom” e um período de 5 anos (2019-2024). Encontrou-se 10 artigos, dos quais 2 foram selecionados para elaboração deste documento. Não foram usados critérios de exclusão e foi usado como critério de inclusão o uso de inteligência artificial. Resultados: Com base nos estudos selecionados para essa revisão, observa-se que o uso de IA assistiva ajudou os anestesistas não especialistas em bloqueio nervosos guiado por ultrassom na visualização correta de estruturas anatômicas com 88,8% de precisão, comparado a 77,4% sem o uso. A assertividade do bloqueio anestésico de nervos periféricos com IA foi de 90,3% nos testes, comparada a 75,1% sem seu uso. Ademais, a IA foi utilizada para auxiliar na localização de tumores gástricos e notou-se que a precisão na localização do tumor foi de 75,67% com uso da IA e 72,38% sem o uso dela. Além disso, nas cirurgias de remoção desses tumores, a IA foi usada em bloqueios nervosos abdominais em associação à anestesia geral e indagou-se que os pacientes submetidos a esse método tiveram 1,25% menos reações adversas pós operatórias e uma menor necessidade de uso de analgésicos. Conclusões: Conclui-se que a IA em bloqueios guiados por ultrassom, tem grande valia no auxílio de visualização de estruturas anatômicas, principalmente se o operador for inexperiente. Aumenta a eficácia do procedimento causando um maior efeito analgésico em relação a métodos convencionais, dirimindo possíveis efeitos adversos e dor pós operatória, gerando um maior bem estar ao paciente. Assim, é uma tecnologia que cada vez mais se faz presente na prática médica positivamente, embora ainda sejam necessários mais estudos referentes ao aprofundamento do tema.
Referência 1
Bowness, James S et al. “Evaluation of the impact of assistive artificial intelligence on ultrasound scanning for regional anaesthesia.” British journal of anaesthesia, 2023, vol. 130,2 p 226-233.
Referência 2
Fan, Wanqiu et al. “Ultrasound Image-Guided Nerve Block Combined with General Anesthesia under an Artificial Intelligence Algorithm on Patients Undergoing Radical Gastrectomy for Gastric Cancer during and after Operation.” Computational and mathematical methods in medicine, 2022 vol. 2022, 6914157.
Palavras Chave
Inteligência Artificial; Bloqueio nervoso; Ultrassom
Área
Segurança do paciente, melhoria da qualidade e comunicação
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
Universidade Tiradentes (UNIT SE) - Sergipe - Brasil
Autores
VINÍCIUS DE SOUZA ELOY, PALOMA LISBOA DE SOUZA , ANDRÉ DE JESUS BARRETO