Dados do Trabalho


Título

Alergia ao látex em pacientes com meningomielocele: um relato de caso

Descrição

Introdução: a alergia ao látex de borracha natural (NRL) deriva da sensibilização às proteínas contidas na seiva da árvore de borracha natural Hevea brasiloensis (Hev b). Exposições frequentes aos derivados do látex (DL) são encontradas em crianças com defeitos do tubo neural, presente em 18% a 73% dos casos de meningomielocele.
Relato do caso:
Paciente de 9 anos, gênero feminino, portadora de meningomielocele operada, apresentou deterioração da função renal, sendo indicada para a colocação de cateter para diálise peritoneal. A avaliação pré anestésica confirmou a alergia ao látex . A técnica anestésica constou: 0,5 mg/kg de midazolam VO como pré anestésico, uso de anti-histamínicos (difenidramina) e corticosteroides (hidrocortisona) para prevenção de reações alérgicas e anestesia geral balanceada.
Indução com propofol (3 mg/kg) e fentanil (3 mcg/kg) intravenosos.
- Uso de máscara laringea sem látex.
- Manutenção com sevoflurano 2,5% em mistura de oxigênio e ar medicinal, FiO2 40%
A monitorização foi feita continuamente com ECG, oximetria, PNI, capnografia e termômetro. Ao final do procedimento foi realizado bloqueio do sítio cirúrgico com ropivacaina a 0,2%, dipirona 30mg/kg e ondasetrona venosa.
Discussão:
Dada a alergia ao látex, foi necessária uma preparação cuidadosa do ambiente com verificação de materiais e equipamentos a serem usados durante o procedimento para garantir que todos fossem livres de látex. Existem alternativas como elastômeros sintéticos e a borracha não-Hevera (Yulex). A alergia ao látex é uma preocupação significativa em pacientes com histórico de meningomielocele, devido à exposição frequente a produtos contendo látex durante a infância. As reações alérgicas ao látex podem variar de urticária a anafilaxia grave.

Conclusão:
O manejo anestésico de pacientes com alergia ao látex requer uma preparação cuidadosa e a utilização de materiais alternativos. A coordenação entre a equipe cirúrgica e anestésica é essencial para garantir a segurança do paciente. Neste caso, a prevenção de exposição ao látex e a monitorização rigorosa resultaram em um procedimento bem-sucedido sem complicações alérgicas.

Referência 1

Yip, J., & Yip, R. (2001). Latex allergy: A guideline for perioperative preparation and management. Journal of Clinical Anesthesia, 13(5), 350-356.

Referência 2

Thompson, R. L., & Thompson, C. C. (1997). Latex Allergy: An Emerging Perioperative Problem. Journal of PeriAnesthesia Nursing, 12(6), 403-409.

Palavras Chave

Relato de caso; alergia a látex; meningomielocele

Área

Medicina Perioperatória

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET S.ANEST.E MED.PERIOP.DO HCPA - SAMPE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

NATALIA PAVIN, GIOVANI ALVES MONTEIRO, FERNANDO PAIVA ARAUJO, MARCO ANTONIO SIMOES MAIA, ARTHUR HAMACEK CARVALHO, BRUNO CHAGAS MONTEIRO