Dados do Trabalho


Título

Análise do impacto da solicitação de exames pré-operatórios na avaliação pré-anestésica

Descrição

Justificativa e objetivos: Na avaliação pré-anestésica (APA), dependendo do paciente e procedimento, é preconizada a solicitação de exames complementares e encaminhamentos, conforme diretrizes anestésicas baseadas em dados científicos, principalmente da American Society of Anesthesiologists. No entanto, contrariando a prevenção quaternária, na prática ocorre a solicitação excessiva de avaliações complementares sem indicação estabelecida na literatura. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto da solicitação de exames na avaliação anestésica, considerando aspectos como custos, tempo, ansiedade do paciente e eficácia na identificação de condições que possam alterar o manejo anestésico.
Métodos: Este estudo é uma revisão de literatura nas bases de dados Google Scholar e Biblioteca Virtual de Saúde, de 2000 a 2024, em português e inglês. Foram utilizados termos relacionados a exames complementares, custos e desfechos clínicos nos procedimento cirúrgicos eletivos, sendo dispensado o TCLE por conter apenas dados de fontes científicas de acesso público.
Resultados: A APA tem por objetivo reduzir os riscos de desfechos desfavoráveis relacionados às cirurgias, devendo ser realizada pelo anestesiologista, por meio de avaliação criteriosa do paciente e procedimento. É realizada uma história clínica detalhada, com ênfase em comorbidades, medicamentos e alergias, orientações sobre o procedimento e cuidados, aplicação de escores de predição de risco, como o sistema de classificação ASA, avaliação das vias aéreas conforme a escala de Mallampati, avaliação dos sistemas orgânicos e encaminhamentos e solicitação de exames pré-operatórios. Neste trabalho, foi possível observar que a solicitação de exames é variável dependendo de protocolos institucionais e da prática e experiência clínica de cada profissional. O excesso de investigação complementar no ambiente pré-anestésico traz consequências negativas ao paciente e ao sistema de saúde, gerando custos, atrasos no procedimento, sensação de ansiedade e preocupação desnecessárias, risco de resultados falso-positivos relacionado à queda da probabilidade pré-teste e desperdício de recursos e tempo.. Quanto aos desfechos clínicos, os estudos indicam que a realização de um maior número de exames não reduz a incidência de complicações perioperatórias. Desta forma, além dos efeitos iatrogênicos, o uso dessas investigações de forma rotineira não traz benefício ao paciente., mas quando a solicitação é realizada com base na avaliação individual, é comprovadamente eficaz na detecção de condições relevantes para o manejo perioperatório. Com o objetivo de reduzir tais impactos, é essencial que os anestesiologistas sigam corretamente evidências e recomendações clínicas atualizadas ao solicitar exames pré-operatórios.
Conclusão: A solicitação de exames e encaminhamentos deve ser fundamentada em diretrizes baseadas em evidências e na avaliação clínica cuidadosa de cada paciente, conforme os princípios de prevenção quaternária.

Referência 1

Ladeira M. A necessidade de exames complementares pré-operatórios. Rev Hosp Univ Pedro Ernesto, 2007;6(2):20-27.

Referência 2

Mathias LADST, Guaratini ÁA, Gozzani JL, Rivetti LA. Exames complementares pré-operatórios: análise crítica. Rev Bras Anestesiol, 2006; 56(6): 658-668.

Link para o registro de estudo

A revisão de literatura proposta não envolve a coleta de dados primários diretamente de indivíduos, mas sim a análise e síntese de informações previamente publicadas em fontes acadêmicas e científicas. Assim, como não há interação direta com participantes nem coleta de dados pessoais, a dispensa do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é apropriada e de acordo com as diretrizes éticas para pesquisas bibliográficas

Palavras Chave

Assistência na Fase Pré-Operatória; Prevenção Quaternária

Área

Medicina Perioperatória

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

RESIDÊNCIA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - Paraná - Brasil

Autores

MILENA CHRISTINE KROL DO NASCIMENTO, CAROLINA BACILA DE SOUSA