Dados do Trabalho
Título
Avaliação de danos no material genético em pulmão de camundongos expostos ao sevoflurano
Descrição
Justificativa e objetivos: O sevoflurano é um anestésico inalatório amplamente utilizado na prática clínica para manutenção da anestesia geral. Entretanto, pouco se conhece sobre seu potencial tóxico visto que em pesquisas clínicas as avaliações são realizadas sem que haja dissociação dos efeitos da anestesia em relação aos da cirurgia.1,2 Até o momento nenhum estudo da literatura avaliou possíveis danos no ácido desoxirribonucleico (DNA) em tecido pulmonar de roedores expostos ao sevoflurano. Dessa forma, o presente estudo avaliou o efeito isolado de exposição única ao sevoflurano com máscara facial em três diferentes concentrações em relação aos possíveis danos no DNA no pulmão de camundongos monitorizados sem serem submetidos a procedimento cirúrgico. Método: Após aprovação ética, camundongos machos foram distribuídos nos seguintes grupos: expostos ao sevoflurano a 3,3% (menor concentração), 4,5% (concentração intermediária) e 6,0% (concentração mais alta - máxima tolerada) com 40% de oxigênio (O2) por 2 horas; controle negativo (sem exposição); controle negativo com exposição somente ao O2 e controle positivo (para indução de danos no DNA). Os animais expostos foram aquecidos, monitorizados quanto aos sinais vitais (saturação de O2, frequência de pulso e frequência respiratória) e anestesiados por moderno sistema digital de baixo fluxo. A eutanásia ocorreu após 2 horas da exposição para avaliação do teste do cometa, que avalia os danos genéticos, em pulmão. A análise estatística do teste do cometa foi realizada por meio de análise de variância (ANOVA) seguida do teste de Tukey. Para as variáveis de sinais vitais, foi realizada análise de perfil (ANOVA de medidas repetidas) considerando momentos e grupos de exposição. A significância estatística foi estabelecida em p < 0,05. Resultados: Não houve diferença significativa entre os grupos expostos quanto à saturação de O2; o grupo 6,0% apresentou maior frequência de pulso e menor frequência respiratória que os demais grupos. Houve indução de danos (p < 0,001) no DNA nas células pulmonares na maior concentração (6,0%) em relação aos controles negativos e as outras concentrações testadas. Conclusões: O estudo mostrou que a concentração mais elevada de sevoflurano foi capaz de induzir danos no material genético em tecido pulmonar, que é um órgão-alvo, enquanto que nas concentrações equivalentes às utilizadas na prática clínica não demonstrou efeito genotóxico, o que é relevante para a segurança do paciente durante a anestesia.
Referência 1
Silva MAP, Braz LG, Braz JRC et al. Modulation of gene expression and inflammation but not DNA damage after sevoflurane anesthesia. Environ Mol Mutagen. 2023;64:315-20.
Referência 2
Braz MG, Silva MAP, Scorza CE et al. Comparison between inhalational anesthetics in terms of DNA damage and immunological markers. Environ Mol Mutagen. 2024;65:137-42.
Palavras Chave
Sevoflurano; sinais vitais
Área
Farmacologia
Fonte de financiamento
Público
Instituições
CET DEP.ANEST.DA F.M.BOTUCATU - São Paulo - Brasil
Autores
Mariana Gobbo Braz, Maria Vitória DESTRO, MARIANE APARECIDA PEREIRA SILVA, Tony Fernando Grassi, DEBORA OLIVEIRA SILVA, Leandro Gobbo Braz