Dados do Trabalho
Título
PACIENTE COM NEUROPRAXIA DE NERVO FIBULAR COMUM E "PÉ CAÍDO" APÓS LIPOASPIRAÇÃO SOB ANESTESIA PERIDURAL: RELATO DE CASO
Descrição
Introdução: a neuropatia de membros inferiores mais comum no perioperatório é a do nervo fibular comum (NFC). Usualmente, sua causa é devida à compressão externa do nervo contra uma superfície rígida em seu trajeto mais superficial na cabeça da fíbula. A manifestação habitual é o “pé caído” no pós-operatório. Essa lesão costuma ser erroneamente atribuída à anestesia regional e seu manuseio deve envolver tanto a equipe anestésico-cirúrgica quanto a neurologia e os testes eletrodiagnósticos. Relato do caso: Paciente feminina, 35 anos, 75 kg e 1,65m, com passado de cirurgia bariátrica há 1,5 anos, agendada para lipoaspiração de abdome, flancos e coxas. Na SO, monitorizada com ECG, SpO2 e PANI seguida de venóclise em MSE com cateter 18G. Após sedação leve, realizada peridural simples em T10 - T11, com injeção lenta de ropivacaína 0,5%, fentanil e morfina, sem queixa de dor ou parestesia. A cirurgia foi realizada com a mesma em decúbitos dorsal, lateral direito e esquerdo e durou cerca de 4h. Na manhã seguinte, a paciente queixou-se de inabilidade de flexão dorsal do pé esquerdo e apresentava marcha típica com “pé caído”. A hipótese diagnóstica foi de lesão do NFC ipsilateral. A mesma teve alta no dia seguinte, ainda com os mesmos sinais e sintomas e encaminhada para a fisioterapia. Eletroneuromiografia foi realizada 2 semanas depois e evidenciou neuropraxia periférica de nervo fibular superficial esquerdo, provavelmente devida ao posicionamento em decúbito lateral com compressão da cabeça da fíbula e não pela anestesia peridural. Lesão com resolução total em 2 meses, sem sequelas. Discussão: Neuropatias periféricas perioperatórias são complicações importantes e sua prevenção deve ser considerada durante o processo perioperatório. De acordo com Aprile e cols, a neuropatia perioperatória do NFC é mais frequente em mulheres, com história de perda rápida de peso e posicionamento predispondo à compressão externa da cabeça da fíbula em cirurgias prolongadas, como descrito no relato de caso. A avaliação neurológica e os testes eletrodiagnósticos são imperativos para a confirmação da origem da lesão. Em qualquer posição operatória prolongada que predisponha à compressão do NFC, este deve ser devidamente protegido com coxins para evitar sua neuropatia.
Referência 1
Practice Advisory for the Prevention of Perioperative Peripheral Neuropathies 2018: An Updated Report by the American Society of Anesthesiologists Task Force on Prevention of Perioperative Peripheral Neuropathies. Anesthesiology. 2018 Jan;128(1):11-26.
Referência 2
Aprile I, Caliandro P, La Torre G, et al. Multicenter study of peroneal mononeuropathy: clinical, neurophysiologic, and quality of life assessment. J Peripher Nerv Syst. 2005 Sep;10(3):259-68.
Palavras Chave
Anestesia; NEUROPATIA; NERVO FIBULAR
Área
Anestesia Regional
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
Hospital Albert Sabin - Minas Gerais - Brasil
Autores
LUÍSA COUTO JUSTINO, VICTORIA BRANDEL CRUZ, ISABELA THOMÉ HELENO, LEANDRO FELLET MIRANDA CHAVES, TÁSSIA VELOSO GOMES, ROGÉRIO AUGUSTO DE QUEIROZ