Dados do Trabalho
Título
Efetividade da consulta pré-anestésica ambulatorial na redução dos eventos adversos pré-operatórios e intraoperatórios. Estudo observacional e retrospectivo
Descrição
Justificativa e objetivos: A consulta pré-anestésica ambulatorial é o meio mais adequado de preparo do paciente para a cirurgia eletiva sendo determinante na busca das condições clínicas. Permite a avaliação minuciosa, o esclarecimento do paciente sobre a anestesia a que será submetido, como também, a adoção de medidas para diminuir o medo e a ansiedade do paciente, além de propiciar um adequado planejamento anestésico para garantir o bem-estar do paciente. Deverá ser realizado, dias antes da cirurgia, para que haja tempo hábil para o melhor preparo do paciente. O objetivo principal deste estudo foi evidenciar o êxito da consulta pré-anestésica ambulatorial na redução das complicações pré-operatórias e intraoperatórias, principalmente as suspensões de cirurgia, devido a hipertensão arterial na entrada do paciente na sala de cirurgia. Métodos: Estudo retrospectivo, observacional, realizado em hospital universitário, com inclusão de 700 pacientes submetidos a cirurgias urológicas. Os dados da avaliação pré-anestésica ambulatorial, dos procedimentos cirúrgicos e anestésicos foram coletados dos prontuários do serviço de documentação médica. A avaliação dos dados foi feita em três tempos: 1) pré-anestésico referente a avaliação no ambulatório; 2) pré-operatório desde a entrada do paciente na sala de cirurgia até antes da indução da anestesia; 3) período intraoperatório após a indução da anestesia, até a finalização do ato cirúrgico e anestésico. Foram comparadas as pressões arteriais e os pulsos nos três períodos. Foi avaliada a associação entre os eventos adversos e as variáveis clínicas da ASA e HAS no pré-operatório e no intraoperatório. Os pacientes considerados hipertensos tinham valores da PAS ≥140mmHg e PAD ≥90mmHg. Aplicaram-se os termos MESH - Preoperative care AND Ambulatory care facilities AND Perioperative complications AND Urologic diseases. Resultados: A média de idade dos pacientes foi de 64,2 anos. Houve redução significativa da PAS e PAD, quando comparado o período ambulatorial com o período pré-operatório e o intraoperatório, tanto no total de pacientes, quanto nos ASA II e III, com o valor (p<0,0001, teste ANOVA). Quanto ao pulso, houve redução significativa, somente no período intraoperatório, quando comparado ao período ambulatorial (p=0,002). Dos 376 pacientes diagnosticados com hipertensão, apenas 14 pacientes apresentaram HAS no pré-operatório. No intraoperatório, a média da PAS foi de 123,2 mmHg e PAD 75,4 mmHg. Apresentaram complicações pré-operatórias 0,60% dos pacientes e destes apenas um paciente teve a cirurgia suspensa no pré-operatório por crise hipertensiva. A porcentagem de pacientes que tiveram complicações intraoperatórias foi de 2,33%. Conclusão: A consulta pré-anestésica ambulatorial se mostrou estatisticamente significativa na redução da incidência da hipertensão arterial no período pré-operatório que consequentemente reduziu as suspensões das cirurgias e o tempo de internação.
Referência 1
Kristoffersen EW, Opsal A, Tveit TO, et al. Effectiveness of pre-anaesthetic assessment clinic: a systematic review of randomised and non-randomised prospective controlled studies. BMJ Open. 2022; 12: e054206 DOI: 10.1136/bmjopen-2021-054206.
Referência 2
Dix P, Howell S. Survey of cancellation rate of hypertensive patients undergoing anaesthesia and elective surgery. BJA. 2001; 86:789-793. DOI: 10.1093/bja/86.6.789.
Link para o registro de dados
https://ensaiosclinicos.gov.br/rg/RBR-3vxknd7 19/08/2022
Palavras Chave
Cuidados Pré-Operatórios; Complicações Perioperatórias; Instituições de Assistência Ambulatorial
Área
Medicina Perioperatória
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
CET UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
SILVANA LELLOUCHE DE CASTRO, ANA RAQUEL CANTEL LIMA DOS SANTOS, ALEXANDRA REZENDE ASSAD, ALINE D'AVILA PEREIRA, ISMAR LIMA CAVALCANTI, NUBIA VERÇOSA FIGUEIREDO