Dados do Trabalho


Título

Eficácia da realidade virtual na redução da dor em pacientes submetidos a cistoscopia: Uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados

Descrição

Justificativas e objetivos: A experiência da dor é um fenômeno complexo que ocorre simultaneamente nos níveis cognitivo, emocional e comportamental. Nesse contexto, a terapia de distração baseia-se na premissa de que a atenção de uma pessoa é limitada e que redirecionar o foco do paciente de um estímulo doloroso para um estímulo não doloroso reduz a percepção da dor. Nas últimas décadas, a distração por realidade virtual emergiu como uma ferramenta poderosa para aliviar a dor e tem sido amplamente estudada em diversos ambientes clínicos e cirúrgicos, incluindo a cistoscopia. A cistoscopia é um procedimento urológico diagnóstico invasivo utilizado para avaliar hematúria, distúrbios miccionais ou sintomas urinários irritativos. Esse procedimento pode ser realizado em consultório ou em centro cirúrgico sob sedação ou anestesia local. Mesmo assim, em alguns estudos, muitos pacientes relatam sentir dor durante o procedimento. Portanto, o objetivo desta revisão sistemática e metanálise é avaliar o efeito da realidade virtual no alívio da dor em pacientes submetidos a cistoscopia com anestesia local. Métodos: Uma pesquisa abrangente foi conduzida conforme as diretrizes do Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions e relatada de acordo com a declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA) em busca de ensaios clínicos disponíveis desde o início até junho de 2024 nas seguintes bases de dados: Cochrane, PubMed, Embase e Web of Science. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados (ECRs) que compararam intervenção de realidade virtual versus tratamento padrão entre pacientes submetidos à cistoscopia. Utilizou-se o software RStudio para realizar a metanálise. O desfecho estudado foi a redução da dor, avaliada pela Escala Visual Analógica (EVA), durante o procedimento. Resultados: Três ensaios clínicos randomizados, envolvendo um total de 532 pacientes, atenderam aos critérios de elegibilidade. A realidade virtual foi associada a uma redução significativa no escore de dor durante o procedimento em comparação com o grupo controle (DM = -0,46, IC 95% [-0,89; -0,03], p = 0,04, I² = 0%). Conclusão: A tecnologia de realidade virtual mostrou-se efetiva na redução da dor em pacientes submetidos a cistoscopia. No entanto, por ser uma intervenção simples e viável, mais ensaios clínicos devem ser realizados para confirmar ou contestar o resultado desta revisão sistemática e metanálise.

Referência 1

Goergen DI, Freitas DMO. A Realidade Virtual como terapia de distração durante cistoscopias: um ensaio clínico. Rev Col Bras Cir. 2022;49.

Referência 2

Ketsuwan C, Matang W, Ratanapornsompong W, et al. Prospective randomized controlled trial to evaluate effectiveness of virtual reality to decrease anxiety in office-based flexible cystoscopy patients. World J Urol. 2022;40(10):2575-2581.

Palavras Chave

Cistoscopia; Realidade virtual; Dor

Área

Medicina da Dor, Cuidados Paliativos e Cuidados em Fim de Vida

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - Sergipe - Brasil

Autores

IGOR JOSÉ BALBINO SANTOS , LUCIMÁRIO DE CARVALHO BARROS, CLARISSA AVANCINI, FRANCISCO DUDA DA SILVA NETO, VITÓRIA SILVA FIDELIS, FABRICIO DIAS ANTUNES