Dados do Trabalho


Título

ANALGESIA DE PARTO: QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Descrição

JUSTIFICATIVA: O trabalho de parto, na grande maioria das vezes, é um momento muito esperado pelo casal, mas também pode se tornar uma experiência traumática e dolorosa caso, sob qualquer perspectiva, for conduzido de forma errada ou despreparada, colocando a gestante em uma situação desconfortável. Apesar da dor não ameaçar a vida da parturiente, pode trazer malefícios à mãe e ao feto, que ocasionalmente podem se tornar memoráveis e trazer consequências futuras. Para combater este contratempo, os médicos utilizam de propriedades da anestesia para que o momento se torne mais agradável e os sintomas sejam aliviados. Existem no mercado diversas técnicas farmacológicas de analgesia de parto, como as neuroaxiais, inalatórias e venosas, se fazendo necessário a análise da melhor opção a ser utilizada no momento do parto para cada gestante. OBJETIVO: Objetiva-se analisar e avaliar as opções disponíveis no mercado para realização da analgesia no momento do parto. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática realizada por meio de pesquisas na base de dados PubMed. Foram utilizados os descritores: "labour analgesia" e "obstetrics outcomes". Desta busca resultaram 2.139 artigos, posteriormente submetidos aos critérios de seleção. Os critérios de inclusão foram artigos no idioma Inglês e Português, publicados no período de 2019 a 2024 que abordavam as temáticas para essa pesquisa. Os critérios de exclusão foram artigos duplicados e que não abordavam diretamente a proposta estudada. Após os critérios de seleção, restaram 180 artigos. RESULTADOS: Dentre todas as opções de anestesia disponíveis, a mais utilizada em salas de parto são as anestesias neuroaxiais, mais especificamente a peridural, um tipo de anestesia regional que visa maior conforto da gestante e alívio da dor em algum local do corpo. Entretanto, o anestésico vem sendo utilizado em doses mais baixas para que não haja interferência no parto e não esteja relacionado com o trabalho de parto prolongado. Para se beneficiar dessas técnicas, basta a gestante ter conhecimento e realizar o pedido. Sobre a manutenção da analgesia, a técnica mais amplamente utilizada atualmente é a peridural contínua ou peridural com bolus intermitentes. CONCLUSÃO: De fato, o parto é um momento único e especial a ser vivido na vida da gestante, porém, em contrapartida, podem ser sentidas dores intensas com possíveis consequências à mãe e ao feto. Assim, é importante elucidar que basta o desejo materno para a indicação da analgesia com os métodos já comentados. A via neuroaxial foi considerada a mais eficaz para alívio da dor e desconforto, e a peridural é a técnica mais utilizada em partos. Entretanto, todos os estudos demonstraram alívio da dor da gestante, independentemente do tipo de anestesia utilizada.

Referência 1

RAYNES-GREENOW, Camille H. et al. Assisting informed decision making for labour analgesia: a randomised controlled trial of a decision aid for labour analgesia versus a pamphlet. BMC Pregnancy and Childbirth, v. 10, n. 1, 8 abr. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1186/1471-2393-10-15. Acesso em: 16 jul. 2024.

Referência 2

GIZZO, Salvatore et al. Update on best available options in obstetrics anaesthesia: perinatal outcomes, side effects and maternal satisfaction. Fifteen years systematic literature review. Archives of Gynecology and Obstetrics, 22 mar. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00404-014-3212-x. Acesso em: 16 jul. 2024.

Palavras Chave

Analgesia de parto; parturiente; conforto materno

Área

Anestesia Obstétrica

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA SANCHES GUERATO, RAZZO DA SILVA FERREIRA, ISABELLA NARITA ARA