Dados do Trabalho


Título

Uso de emulsão lipídica em parada cardiorrespiratória por intoxicação por nortriptilina-Relato de caso

Descrição

Introdução: O uso de antidepressivos tricíclicos (ATC) teve início na década de 1950. Os ATC atuam inibindo a recaptação de serotonina e norepinefrina. Dentre eles, temos a nortriptilina, uma amina secundária que é duas vezes mais potente que os outros ATC e sua janela terapêutica de eficácia está entre 50-150ng/mL. Todos os ATC são perigosos em overdose, podendo ser fatais em doses tão baixas quanto 10 vezes a dose diária. Relato de Caso: Paciente, 34 anos, masculino, com quadro de depressão grave, é admitido em sala vermelha após ingesta de 60 comprimidos de nortriptilina 75mg há 2,5 horas. Apresenta-se com Escala de Coma de Glasgow 6 e movimentos espásticos involuntários em membros superiores. Gasometria apresenta acidose grave e ao eletrocardiograma (ECG), arritmia ventricular com QRS alargado, mesmo após as medidas de ressuscitação inicial com bicarbonato de sódio 8,4% (1mEq/Kg, IV, em bólus; repetido após 5 minutos). Evoluiu com dois episódios de parada cardiorrespiratórias (PCR) em ritmo chocável: a 1ª PCR durou 40 minutos e a 2ª PCR durou 16 minutos. Foi realizada reanimação conforme protocolo do ACLS. Utilizou-se ainda amiodarona em bólus (300mg e 150mg) seguido de infusão contínua, a qual foi substituída por lidocaína na dose de 1,0-1,5mg/kg/h. Todavia, o paciente sempre retornava com quadro de arritmia ventricular (taquicardia ventricular com pulso). Por se tratar de um caso de toxicidade refratária com instabilidade hemodinâmica e risco de nova PCR iminente, sem melhora após uso de bicarbonato de sódio, iniciou-se infusão de emulsão lipídica 20% (ELI) com bólus IV 1,5mL/Kg em 1 minuto, a qual - antes mesmo de iniciar a dose de manutenção (0,025mL/Kg/min) - conseguiu reverter TV e estabilizar hemodinamicamente o paciente. Discussão: Anormalidades na condução cardíaca ocorrem durante o envenenamento por ATC, visto que estes inibem os canais rápidos de sódio no sistema His-Purkinje e no miocárdio. No ECG as seguintes alterações podem ocorrer na intoxicação por ATC: prolongamento do QRS>100ms; morfologia anormal do QRS (onda S profunda e arrastada em DI e aVL ); tamanho anormal e relação das ondas R e S na aVR de chumbo : onda R em aVR > 3mm; relação R para S em aVR > 0,7. A terapia lipídica pode ser aventada em pacientes com intoxicação por ATC que não respondem a terapias padrão, permanecem instáveis e/ou tiveram PCR. Neste caso, houve sucesso, o que encoraja seu uso em casos refratários de intoxicação por ATC. Assim, conclui-se que o uso de ELI como antídoto para tratamento de intoxicação por fármacos lipofílicos, como os ATC, é uma alternativa de tratamento possível, apesar das evidências atuais serem incertas e escassas, apontando a necessidade de estudos adicionais.

Referência 1

Kerr GW, McGuffie AC, Wilkie S. Overdose de antidepressivos tricíclicos: uma revisão. Emerg Med J 2001; 18:236.

Referência 2

Liebelt EL. Cyclic Antidepressants. In: Nelson LS, Lewin NA, Howland MA et al. Goldfrank's Toxicologic Emergencies. 9ª ed. Nova York,McGraw-Hill, 2011; 1049-1059.

Palavras Chave

emulsão lipídica; nortriptilina;

Área

Cuidados Intensivos e Doenças Infecciosas

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET HOSP.G.DO INAMPS FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

MONIQUE BESERRA FREITAS, DAVID SILVEIRA MARINHO, HERMÍNIA MOREIRA COELHO COSTA, LAYANA VIEIRA NOBRE, GERMANA MEDEIROS MENDES, JOSE CARLOS RODRIGUES NASCIMENTO