Dados do Trabalho


Título

Ánalise da correlação entre dP/dt, indicce de preditor de hipotensão (HPI) e índice cardíaco em modelo suíno de embolia gasosa induzida

Descrição

Introdução
A embolia gasosa trata-se de uma lesão iatrogênica com alta morbimortalidade e de difícil diagnóstico caracterizada pela presença de bolhas de gás em via venosa, arterial e principalmente pulmonar. Tem como sinais principais diminuição de CO2 expirado e da saturação arterial de oxigênio, hipotensão súbita, diminuição do débito cardíaco e até parada cardiocirculatória.
No ambiente cirúrgico a embolia gasosa ocorre devido à elevação do campo cirúrgico acima do coração e à incapacidade dos seios venosos durais de entrarem em colapso devido às suas inserções ósseas.
Sua identificação pode ocorrer através de ecocardiograma e por monitorização minimamente invasiva.

Relato de caso
Após a liberação do comitê de ética de uso de animais e o CONCEA, um modelo animal suíno pesando cerca de 50kg foi submetido a anestesia geral balanceada e ventilação mecânica invasiva associada à monitorização hemodinâmica minimamente invasiva (Acumen IQ) e oximetria cerebral (NIRS-INVOS) Após infusão de 1mg/kg de ar intravenoso via jugular interna direita foi observado queda imediata do índice cardíaco, da oximetria cerebral e do dP/ dT, além de aumento do HPI e da pressão venosa central e após, o modelo animal suíno apresentou taquicardia ventricular monomórfica, evoluindo para AESP (atividade elétrica sem pulso) e óbito, mesmo com medidas de posição de DURAN e aspiração de ar via venosa.

Discussão
O índice cardíaco é a medida do débito cardíaco ajustado para a superfície corporal, refletindo a eficácia da função cardíaca. Durante uma embolia gasosa, a presença de bolhas de ar no lado direito do coração e nas artérias pulmonares pode levar à uma obstrução mecânica do fluxo sanguíneo, que aumenta a pressão no ventrículo direito e compromete a ejeção ventricular esquerda. Isso resulta em diminuição do índice cardíaco e da perfusão tecidual e também da queda na oximetria cerebral.
Já o índice dP/dT representa a taxa máxima de aumento da pressão ventricular durante a sístole. No cenário de embolia gasosa, ocorre diminuição desse índice. A literatura sugere que valores de dP/dt abaixo de 600mmHg/s estão associados à um aumento no risco de eventos adversos, como arritmias e parada cardíaca. Além disso, o HPI é uma ferramenta capaz de prever a probabilidade de eventos hipotensivos em até 15 minutos, útil para melhorar o desfecho do procedimento.
No caso de embolia gasosa, o aumento do HPI pode resultar da resposta do organismo à hipoperfusão e ao aumento da resistência vascular.
O tratamento consiste em administrar de oxigênio, posicionamento em Trendelenburg, para evitar migração das bolhas para o sistema arterial cerebral e remoção direta dos êmbolos.
Embora nossas observações sejam baseadas em um modelo animal, o uso do modelo suíno é valioso devido à sua semelhança com a fisiologia humana, proporcionando melhor entendimento sobre os mecanismos fisiopatológicos envolvidos e possibilitando que estratégias eficazes de monitorização e tratamento sejam realizadas.

Referência 1

BROWN, EN; Purdon PL; Akeju O et al. Monitoring the State of the Brain and Central Nervous System During General Anesthesia and Sedation. In: GROPPER,
M. A. Miller’s anesthesia. 9. ed. Amsterdam: Elsevier, 2019

Referência 2

Doe, J., et al. (2017). Swine models in the study of embolism: A review. Comparative Medicine, 67(3)

Palavras Chave

monitorização hemodinâmica; embolia gasosa induzida

Área

Tecnologia/Equipamento/Monitoramento

Fonte de financiamento

Privado

Instituições

Universidade Santo Amaro - UNISA - São Paulo - Brasil

Autores

TALISON SILAS PEREIRA , ANDERSON SAMAPAIO MARUI , VINICIUS CARVALHO SILVA, CAROLINA GUIDI GANZELLA, SARAH PIRES SOARES, AMANDA FERREIRA CAMPOS