Dados do Trabalho


Título

Bloqueio de gânglio estrelado para tratamento de tempestade elétrica

Descrição

A tempestade elétrica é definida como a ocorrência de três ou mais episódios de taquicardia ventricular (TV) ou fibrilação ventricular (FV). O tratamento é escasso e não apresenta muita eficácia. Neste cenário, destaca o bloqueio do gânglio estrelado, com o objetivo de inibir a ativação simpática, prevenindo arritmias ventriculares. Paciente A.J.M, 78 anos, hipotireoideo, iniciou com precordialgia, realizado coronarioangiografia (CATE) no dia 22/05/24, com oclusão de 90% da artéria descendente anterior. No dia 28/05, paciente iniciou com taquicardia ventricular com instabilidade hemodinâmica, realizado 7 cardioversões eletrícas (CVE) e amiodarona com retorno a ritmo sinusal (RS). No dia 30/05, ao realizar novo CATE, paciente apresentou 3 episódios de TV, retornando a ritmo sinusal após CVE, apresentando novamente 3 episódios de TV na admissão na unidade de tratamento intensivo, retornando a RS após realização de novas CVE. Paciente apresentou mais dois episódios de TV sustentada, com retorno a RS após CVE nos dias 31/05 e 01/06. No decorrer do dia 02/06 o paciente apresentou 4 episódios de TV sustentada com instabilidade hemodinâmica, com retorno a RS após CVE e amiodarona, indicado implante de cardiodesfibrilador (CDI). Enquanto aguardava para o implante de CDI, o paciente apresentou dois novos episódios de TV, nos dias 04/06 e 05/06, indicado bloqueio de gânglio estrelado para tentativa de controle arrítmico. No dia 07/06 foi realizado bloqueio do gânglio estrelado com 10 ml de Ropivacaína a 0,5% e 4 mg de dexametasona, tendo cessado arritmias, mantendo em RS e implantado CDI em 11/06. No entanto, no dia 14/06 paciente retornou a apresentar novos episódios de TV, sendo programado ablação ganglionar. Apesar do paciente ter retornado a apresentar episódios de TV após o bloqueio do gânglio estrelado, a realização do procedimento permitiu que o paciente permanecesse estável hemodinamicamente e em ritmo sinusal por 7 dias, havendo tempo hábil para implantação do CDI.

Referência 1

Coutinho, B. C; Bezerra, F; Nigro, C; Ohe, L. N; Berbert, G. H; Silva, G. A; Valdigem, B. P; Moreira, D. A. R. Bloqueio de ganglio estrelado para tratamento de taquicardia ventricular refratária em paciente portador de cardiomiopatia chagásica / Starry ganglion block for treatment of refractory ventricular tachycardia in a patient with Chagas cardiomyopathy. Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo ; 29(Suppl. 2b): 147-147, Jun. 2019.

Palavras Chave

Gânglio estrelado; Arritmia

Área

Anestesia Cardiovascular e Torácica

Fonte de financiamento

Instituição de Origem

Instituições

CET INTEGRADO DE UBERLÂNDIA - MG - Minas Gerais - Brasil

Autores

EFIGÊNIA PEREIRA DE LOURENZO CUNHA, LORENA HAYALLA MOREIRA, PAULO RICARDO RABELLO DE MACEDO COSTA, RAPHAEL DE ALMEIDA CARVALHO, AMANDA GOMES BARROS, JOÃO LUCAS PEREIRA RODRIGUES