Dados do Trabalho


Título

Anestesia regional no pós-operatório de artroplastia total de joelho: nova perspectiva e uso do bloqueio do nervo isquiático

Descrição

Introdução: Anestesia regional, especialmente os bloqueios guiados por ultrassonografia tem ganhado crescente importância, pela possibilidade de analgesia estendida e localizada, além da manutenção hemodinâmica no intra e pós operatório. Sobre as artroplastias totais de joelho, a literatura destaca associações diversas entre os bloqueios: do nervo femoral, canal do adutor, isquiático poplíteo e IPAK. Alguns estudos ressaltam a possibilidade de bloqueio motor quando realizado bloqueio do isquiático, o que limitaria sua aplicabilidade já que causaria atraso na reabilitação e na rotação dos serviços.

Descrição de série: Acompanhou-se 12 pacientes submetidos a artroplastia total de joelho e bloqueados no pós operatório imediato (POI). Foi realizado, guiado por ultrassonografia e com técnica asséptica o bloqueio do canal do adutor associado ou não ao bloqueio do nervo isquiático poplíteo, em alguns casos a equipe da ortopedia realizava também a infiltração em território de geniculares a fim de bloquear cápsula posterior. O bloqueio do canal do adutor variou de 15-30ml de ropivacaína 0,5%, enquanto isquiático poplíteo 20ml a 0,15%. Foram inseridos na análise pacientes que puderam ser acompanhados até o início da dor e primeira deambulação, mantendo contato idealmente até o segundo dia pós-operatório (DPO) pacientes foram acompanhados no POI, primeiro e segundo DPO, auferindo início da dor, sua intensidade, primeira deambulação e questionamento ativo sobre bloqueio motor. Sobre a amostra: foram acompanhados 12 pacientes, sendo 8 mulheres e 4 homens, com idades entre 58 e 78 anos. Nenhum paciente apresentou bloqueio motor em nenhum grau, assim como não houve relato de parestesia. Sobre o acompanhamento da dor a série se mostra favorável para a associação de ambos os bloqueios, e de forma geral 6 pacientes apresentaram a primeira dor no dia do procedimento, 3 no primeiro DPO e 2 no segundo DPO além disso, um paciente não teve dor até o fim do segundo DPO. Apenas um paciente teve atraso na deambulação, sem associação com qualquer bloqueio motor.

Discussão: A série relatada propõe uma perspectiva de aplicabilidade do bloqueio do nervo isquiático. A despeito de parte da atual literatura, demonstra que novos estudos com diferentes concentrações anestésicas podem possibilitá-lo sem um bloqueio motor e conseguinte atraso na reabilitação, permitindo ao paciente um pós-operatório com melhor controle álgico, melhor reabilitação e mais eficiência aos serviços.

Referência 1

HASEGAWA, Morgan; SINGH, Dylan; URITS, Ivan E et al.. Review on Nerve Blocks Utilized for Perioperative Total Knee Arthroplasty Analgesia. Orthopedic Reviews, [S.L.], v. 14, n. 3, p. 1-5, 5 ago. 2022. Open Medical Publishing. http://dx.doi.org/10.52965/001c.37405.

Referência 2

RODRIGUEZ-PATARROYO, Fabio A.; CUELLO, Nadin; MOLLOY, Robert E et al. A guide to regional analgesia for Total Knee Arthroplasty. Efort Open Reviews, [S.L.], v. 6, n. 12, p. 1181-1192, 10 dez. 2021. Bioscientifica. http://dx.doi.org/10.1302/2058-5241.6.210045.

Palavras Chave

BLOQUEIO DE NERVOS PERIFÉRICOS; nervo isquiático; Artroplastia total de joelho

Área

Anestesia Regional

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET INSTITUTO PREVENT SENIOR - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIEL ROCHA, MARIA DENISIA DE SOUZA SARAIVA NOBAYASHI, RODRIGO SANTOS FORTUNATO, CAMILLE SAYURI SARAIVA NOBAYASHI, CAROLINE LEITE MOLINA, SUZZANNA INGRYD GONÇALVES DE SOUZA