Dados do Trabalho
Título
Impacto do bloqueio peribulbar na redução da pressão intraocular durante os procedimentos de trabeculotomia.
Descrição
Objetivo e justificativa: A trabeculectomia é um procedimento cirúrgico com finalidade o alívio da pressão intraocular, removendo parte da malha trabecular do olho e estruturas adjacentes, sendo comum para tratar o glaucoma, na qual reduzir a PIO é crucial para o sucesso da cirurgia e a preservação da visão. O bloqueio peribulbar, uma técnica anestésica regional, tem sido sugerido como uma forma eficaz de diminuir a PIO intraoperatória, proporcionando um campo cirúrgico mais estável e possivelmente melhorando os resultados pós-operatórios. No entanto, os efeitos específicos do bloqueio peribulbar na PIO durante a trabeculectomia ainda não estão completamente esclarecidos, justificando a necessidade de um estudo direcionado para entender melhor essa relação. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do bloqueio peribulbar na redução da pressão intraocular (PIO) durante procedimentos de trabeculectomia em pacientes com glaucoma.
Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura que reuniu artigos de 2003 a 2024 das bases de dados Medline/Pub-Med e Scientific Eletronic Library Online (ScIELO). Os descritores utilizados na pesquisa foram: Trabeculectomia e Bloqueio Peribulbar. Após utilização de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 2 artigos para compor esse estudo.
Resultados: A trabeculectomia realiza a remove parte da malha trabecular do olho e estruturas adjacentes, permitindo a drenagem do humor aquoso de dentro do olho para a parte inferior da conjuntiva, reduzindo o gradiente pressórico. Essa técnica tem que ser feita sob supervisão anestésica, podendo ser utilizando alguns tipos de bloqueio, em especial o peribulbar, ou mesmo uma combinação de anestesia tópica e subtenon (cápsula de Tenon). Todavia, o bloqueio peribulbar está cada vez menos sendo utilizado, devido aos maiores riscos de lesionar os olhos, a PIO mostrou-se elevada, mesmo com a diminuição do fluxo sanguíneo ocular, essa oscilação da pressão pode lesionar principalmente os olhos glaucomatosos. Algumas das intercorrências relatadas além desse aumento da PIO foi hemorragia peribulbar, quemose, bradicardia e ardência local. Dando preferência a anestésicos de contato, pois além da analgesia, diminuem os riscos de complicações intraoperatória e pós-operatórias.
Conclusão: O estudo sobre o bloqueio peribulbar na redução da pressão intraocular (PIO) durante trabeculectomias trouxe resultados significativos. Embora essa técnica ofereça um campo cirúrgico estável e boa analgesia, os riscos como aumento da PIO, hemorragia peribulbar e outras complicações reduzem sua recomendação. Alternativas como anestésicos de contato mostraram-se mais seguras, diminuindo os riscos de complicações durante e após as cirurgias. Esses resultados indicam a necessidade de revisar as práticas anestésicas na trabeculectomia, priorizando métodos que ofereçam maior segurança e eficácia para pacientes com glaucoma.
Referência 1
BUHLER, Carlos et al. Influência da anestesia geral e bloqueio peribulbar em trabeculectomias: comparação visual e pressórica. Revista Brasileira de Oftalmologia, v. 71, p. 79-83, 2012.
Referência 2
PABLO, L. E. et al. Contact versus peribulbar anaesthesia in trabeculectomy: a prospective randomized clinical study. Acta Ophthalmologica Scandinavica, v. 81, n. 5, p. 486–490, 26 set. 2003.
Palavras Chave
Bloqueio Peribulbar; trabeculectomia com bloqueio peribulbar
Área
Anestesia de cabeça, pescoço, otorrinolaringológica e oftalmológica
Fonte de financiamento
Privado
Instituições
RESIDÊNCIA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETULIO VARGAS FACULDADE DE MEDICINA UFAM - Amazonas - Brasil
Autores
SUAMMY OLIVEIRA MACIEL, DAFANY BANDEIRA LIMA, PALOMA RACHEL AQUINO DE MEDEIROS, GEOVANNA MENDES FRANCO, DANIELLE BANDEIRA LIMA, VITORIA MARIA BERNARDO DE ANDRADE