Dados do Trabalho
Título
PREVENÇÃO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PACIENTES DE CUIDADOS INTENSIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Descrição
JUSTIFICATIVA: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é um risco comum em pacientes ventilados mecanicamente, que sofrem risco aumentado de mortalidade, ônus financeiro e tempo de internação hospitalar. Em pacientes críticos, microrganismos patogênicos originários da nasofaringe e da orofaringe podem causar PAVM e contribuir para evolução em unidades de terapia intensiva (UTIs). Além disso, há diferentes pacotes de cuidados propostos para ter sucesso na redução da PAVM, porém, os cuidados de higiene oral, o uso de probióticos, juntamente com sucção de secreções, são considerados intervenções importantes para prevenção de PAVM. Portanto, essa revisão evidencia a existência da necessidade de medidas de controle e prevenção, como estudos intervencionistas, programas educacionais, higiene das mãos e o uso apropriado do pacote de ventilação para conter essa ameaça evitável. OBJETIVO: O trabalho visa analisar a prevenção de PAVM em pacientes de cuidados intensivos. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática executada na base de dados PubMed. Foram utilizados os descritores: “Intensive care”, “Pneumonia” e “Prevention”. Desta busca resultaram 14.523 artigos, posteriormente submetidos aos critérios de seleção. Os critérios de inclusão foram artigos publicados na íntegra no período de 2019 a 2024, e que abordavam as temáticas dessa pesquisa. Os critérios de exclusão foram artigos que não abordavam a proposta estudada. Após os critérios, restaram 334 artigos para a revisão sistemática. RESULTADOS: A abordagem em questão identificou que a incidência etiológica de PAVM destaca-se pelos agentes etiológicos Acinetobacter sp., Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Candida sp.. A adesão de pacotes de cuidados, como a elevação da cabeceira da cama, mostrou-se importante por reduzir o número de episódios de PAVM. Além disso, a incidência de PAVM foi menor com o uso de probióticos, com a escovação dentária, com a higiene oral, e com as posições semi-reclinada e prona. Visto que houve uma redução significativa na incidência de colonização bacteriana, na duração da VM, no tempo de internação na UTI e na mortalidade. Porém, há uma variação considerável entre pacotes de cuidados de PAVM e programas de prevenção em UTIs, e essa variação leva a discrepâncias e não permite comparabilidade entre os estudos para encontrar um pacote de cuidados padrão ouro. CONCLUSÃO: Portanto, a implementação de pacotes de cuidados de PAVM, como utilização de probióticos; a escovação dentária, a clorexidina e a posição semi-reclinada, reduzem o número de episódios de PAVM, a colonização bacteriana, a duração da VM, e o tempo de internação em UTIs. Por fim, é necessário que novos estudos sejam realizados, para poder comparar a eficácia das medidas e buscar melhor combinação de intervenções preventivas. A fim de que estratégias multidisciplinares possam ser padrão nas UTIs e que a adesão de práticas básicas possam prevenir e/ou diminuir as taxas de PAVM.
Referência 1
Mastrogianni M, Katsoulas T, Galanis P, Korompeli A, Myrianthefs P. The Impact of Care Bundles on Ventilator-Associated Pneumonia (VAP) Prevention in Adult ICUs: A Systematic Review. Antibiotics (Basel). 2023 Jan 20;12(2):227. doi: 10.3390/antibiotics12020227. PMID: 36830138; PMCID: PMC9952750.
Referência 2
Martinez-Reviejo R, Tejada S, Jansson M, Ruiz-Spinelli A, Ramirez-Estrada S, Ege D, Vieceli T, Maertens B, Blot S, Rello J. Prevention of ventilator-associated pneumonia through care bundles: A systematic review and meta-analysis. J Intensive Med. 2023 Jun 14;3(4):352-364. doi: 10.1016/j.jointm.2023.04.004. PMID: 38028633; PMCID: PMC10658042.
Palavras Chave
Cuidados Intensivos; Pneumonia; prevenção
Área
Cuidados Intensivos e Doenças Infecciosas
Fonte de financiamento
Recursos Próprios
Instituições
Universidade São Judas Tadeu - USJT - São Paulo - Brasil
Autores
RAZZO SILVA FERREIRA, GABRIELA SANCHES GUERATO, ISABELLA NARITA ARA