Dados do Trabalho


Título

MANEJO ANESTÉSICO EM CIRURGIA PARA CORREÇÃO DE MENINGOMIELOCELE ROTA EM PACIENTE COM SÍNDROME DE EDWARDS

Descrição

Introdução: A meningomielocele (MMC) é uma má formação congênita do sistema nervoso central decorrente de defeitos de fechamento do tubo neural nas primeiras semanas de gestação, que resulta numa abertura vertebral, musculofascial, cutânea e dural com protusão e exposição da medula espinhal. A Síndrome de Edwards é uma aneuploidia, em que ocorre a trissomia autossômica do cromossomo 18 e resulta em malformações severas, retardo mental e alta taxa de mortalidade.
Relato de caso: Paciente recém-nascido termo de 41 semanas e 2 dias, pequeno pra idade gestacional, 2,4 kg, dismorfismo crânio-facial (fronte proeminente), artrogripose, pés tortos e clinodactilia, diagnosticado com cardiopatia congênita (defeito do septo atrioventricular). Nascido de parto cesariano sem acompanhamento pré-natal adequado, em Maternidade Regional, com escore APGAR 9/10, apresentando MMC sacra rota não coberta por pele, com hidrocefalia e sinais de repercussão intracraniana. Encaminhado imediatamente para Hospital terciário pediátrico para acompanhamento neurocirúrgico, após cateterização umbilical, e coberto local do placódio com compressas umedecidas. O mesmo foi operado após poucas horas da sua chegada, em decúbito ventral e com monitorização multiparamétrica feita com oximetria de pulso, eletrocardiograma, pressão arterial invasiva, termômetro e capnografia. Indução anestésica em decúbito lateral, aquecido com manta térmica, e administração de fentanil 2 mcg + propofol 10 mg + escetamina 3 mg, e procedida intubação orotraqueal sob laringoscopia direta, com tubo aramado 3,0 sem cuff. O procedimento cirúrgico foi realizado sem intercorrências.
Discussão: O presente relato visa destacar a importância da organização de fluxos de locais com menores recursos para centros especializados. Além da preparação das equipes cirúrgicas com enfoque na neuroproteção, e do cuidado com contaminação, ressecamento ou lesão de estruturas expostas. O acompanhamento pré-natal diagnostica e disponibiliza alternativas de tratamentos intraúteros com melhores desfechos após o nascimento. A equipe anestésica é um pilar essencial no cuidado durante todo processo cirúrgico, com diminuição posterior de sequelas e início do processo de reabilitação.

Referência 1

Brusseau R, McCann ME. Anaesthesia for urgent and emergency surgery. Early Hum Dev. 2010;86(11):703-14.http://dx.doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2010.08.008. PMid:20952136.

Referência 2

Ozyurt G, Basagan-Mogol E, Bilgin H, Tokat O. Spinal anesthesia in a patient with severe thoracolumbar kyphoscoliosis. Tohoku J Exp Med. 2005;207(3):239-42. http://dx.doi.org/10.1620/tjem.207.239. PMid: 16210836.

Palavras Chave

Neuroanestesiologia; Síndrome de Edwards; meningomielocele

Área

Neurociência e Anestesia Neurocirúrgica

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

CET INTEGRADO HRAN-HRT-ISMEP - Distrito Federal - Brasil

Autores

LÍLIAN BERNARDETE MENDES RABÊLO, EDSON HORN, KAMILLA GOMES DE SALES SOUZA