Dados do Trabalho


Título

A RELEVÂNCIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM CÂNCER TERMINAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Descrição

JUSTIFICATIVA: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de Cuidados Paliativos se dá por uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, que enfrentam problemas associados a doenças ameaçadoras à vida. Uma das abordagens principais desta linha de tratamento é o alívio e a detecção precoce dos sintomas, juntamente com o manejo da dor, que pode se tornar um sintoma complexo e de extrema relevância. Pacientes pediátricos na oncologia podem se beneficiar dos Cuidados Paliativos Pediátricos, onde os cuidados devem ser dirigidos à criança ou ao adolescente, orientados à família e/ou ao acompanhante. Dentro desse cuidado, são elegíveis todas as crianças que sofram de doenças crônicas, terminais ou que ameacem a sua sobrevida, podendo ser associada ou não à terapia curativa. Portanto, se faz necessário a análise da relevância desse cuidado na população pediátrica. OBJETIVO: O trabalho objetiva a análise da relevância dos cuidados paliativos em pacientes pediátricos com câncer terminal. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática realizada por meio de pesquisas na base de dados PubMed. Foram utilizados os descritores: "palliative care" e "pediatric patient". Desta busca resultaram 5.005 artigos, posteriormente submetidos aos critérios de seleção. Os critérios de inclusão foram artigos no idioma Inglês e Português, publicados no período de 2014 a 2024 que abordavam as temáticas para essa pesquisa. Os critérios de exclusão foram artigos duplicados e que não abordavam diretamente a proposta estudada. Após os critérios de seleção, restaram 82 artigos para a revisão sistemática. RESULTADOS: Após a escolha e análise dos artigos, foi verificado que mais de 85% dos artigos qualificam os cuidados paliativos como uma boa estratégia de cuidado, o que melhora a qualidade de vida da criança e o manejo dos sintomas causados pelo câncer, além de diminuir a quantidade de hospitalizações e complicações graves. Ademais, crianças que estão em cuidados paliativos se beneficiam de passar a fase terminal da vida em sua casa, o que gera um conforto maior para os pacientes, bem como para os familiares, evitando o ambiente hospitalar em uma fase tão delicada. A satisfação parental também foi um destaque para aqueles que foram introduzidos a essa forma de cuidado, visto que 90% das famílias relataram estarem satisfeitas com o modelo de tratamento escolhido. CONCLUSÃO: Portanto, é evidente a importância dos cuidados paliativos nos pacientes pediátricos que enfrentam câncer terminal, visto que a implementação desse cuidado gera um melhor controle da doença e uma melhor experiência de cuidado para pacientes e familiares. Os cuidados paliativos são implementados gradativamente e ajustados de acordo com a doença a ser tratada e sua evolução, devendo ser individualizada àquela criança. Contudo, cada caso é único e deve ser avaliado pelo médico responsável, elencando então as melhores opções de cuidado para cada momento da patologia.

Referência 1

Lo DS, Hein N, Bulgareli JV. Pediatric palliative care and end-of-life: a systematic review of economic health analyses. Rev Paul Pediatr. 2022 Jan 5;40:e2021002. doi: 10.1590/1984-0462/2022/40/2021002. PMID: 35019011; PMCID: PMC8734602.

Referência 2

Weaver MS, Mooney-Doyle K, Kelly KP, Montgomery K, Newman AR, Fortney CA, Bell CJ, Spruit JL, Kurtz Uveges M, Wiener L, Schmidt CM, Madrigal VN, Hinds PS. The Benefits and Burdens of Pediatric Palliative Care and End-of-Life Research: A Systematic Review. J Palliat Med. 2019 Aug;22(8):915-926. doi: 10.1089/jpm.2018.0483. Epub 2019 Mar 5. PMID: 30835596; PMCID: PMC6755658.

Palavras Chave

Cuidados paliativos; Pacientes pediátricos; Câncer terminal

Área

Medicina da Dor, Cuidados Paliativos e Cuidados em Fim de Vida

Fonte de financiamento

Recursos Próprios

Instituições

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA SANCHES GUERATO, RAZZO DA SILVA FERREIRA, ISABELLA NARITA ARA